Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO PHILIPPI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RICARDO PHILIPPI
DATA : 06/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Escola de Teatro
TÍTULO:

O MECANISMO DA TELEDRAMATURGIA:

MITOS E MITOLOGIAS POLÍTICAS NUMA

SÉRIE TELEDRAMATÚRGICA BASEADA NA LAVA JATO


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Teledramaturgia, O Mecanismo, Mitos Políticos, Lava Jato.


PÁGINAS: 200
RESUMO:

Resumo

 

A primeira temporada d’O Mecanismo é uma série distribuída via streaming Netflix que se diz inspirada livremente em eventos reais da Lava Jato, criada por José Padilha e Elena Soarez, produzida pela produtora Zazen em 2017 e distribuída por streaming pela Netflix em 2018. Possui como base de sua teledramaturgia a obra de Valdemir Netto, Lava Jato: O Juiz Sergio Moro e os Bastidores da Operação que Mudou o Brasil. O presente trabalho parte desta obra como um estudo de caso para verificar a hipótese de que sua teledramaturgia transpareceu um imaginário de mitos e mitologias políticas, operando no fortalecimento de espetacularidade ficcional da Lava Jato junto ao espetáculo político midiático brasileiro do período. Para tal objetivo, a tese é estruturada em três capítulos que privilegiam diferentes abordagem sobre o tema, cujo objetivo é partir de questões mais amplas do espetáculo político até chegar a detalhes relacionados à obra. No primeiro capítulo é feita a revisão teórica, trazendo à tona a visão semiótica de mito de Roland Barthes (2009) e das definições de mitologia, especificamente a mitologia política de Raoul Girardet (1987), além de questões a respeito da imagem e do espetáculo político envoltos na Lava Jato. No segundo capítulo a tese afunila aspectos teóricos da teledramaturgia, principalmente a partir da visão de Comparato (2018) e Pallotini (2012), para logo em seguida fazer uma análise detalhada dos principais arcos dramáticos d’O Mecanismo e de seus subplots. No terceiro capítulo há a fusão dos achados desses dois capítulos anteriores, detalhando as mitologias políticas atrelados ao espetáculo político implícito na obra, bem como achados de suas mitologias políticas envolvidas nos discursos de seus criadores. Por fim a tese problematiza seus achados, principalmente em relação a uma espécie de dramaturgia da qual a série em questão faz parte, cuja ficção transborda uma interpretação factual, ou seja, um jogo de narrativas entre os mitos políticos da série com os mitos factuais do espetáculo político do período.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2168348 - PAULO HENRIQUE CORREIA ALCANTARA
Interna - 1348097 - ANTONIA PEREIRA BEZERRA
Interno - 1223119 - LUIZ CESAR ALVES MARFUZ
Externa à Instituição - LUCIANA PANKE
Externo à Instituição - CRISTIANO FIGUEIRA CANGUCU
Notícia cadastrada em: 15/09/2021 13:31
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