Banca de DEFESA: JOÃO VICTOR SOARES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO VICTOR SOARES DOS SANTOS
DATA : 03/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: on line
TÍTULO:

MUSICENAFRO NA ESCOLA: SISTEMATIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA  PEDAGÓGICA NEGRORREFERENCIADA EM TEATRO NA EDUCAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Teatro. Pedagogia Teatral. Negrorreferenciado (a). Identidade  Negra. Musicenafro.


PÁGINAS: 136
RESUMO:

A pesquisa se localiza no contexto da pesquisa em artes, mas precisamente, no campo da pedagogia teatral, com foco na reflexão e elaboração de conteúdos para o ensino de teatro, para a educação básica, ligados às culturas negras e as relações raciais. O objeto deste trabalho é a MUSICENAFRO na escola: sistematização de uma proposta pedagógica negrorreferenciada em teatro”, para o contexto formal de educação, para crianças do ensino fundamental dos anos iniciais, durante um ano letivo em uma escola pública de Salvador-Ba. A proposta é de implementação futura, no retorno das aulas presenciais. O exercício proposto pela pesquisa é de pensar um plano didático pedagógico negrorreferenciado de modo ampliado, desde a fundação teórica das opções teórico-metodológica, passando pelo detalhamento das ações e contemplando também a criação de jogos. E nesse processo busca-se delimitar a concepção de pedagogias negrorreferenciadas em teatro, a partir de exemplos de algumas práticas pedagógicas identificadas com este caráter, para então apresentar as diretrizes teórico-metodológicas que fundamentam o plano proposto. Uma das questões que conduz o trabalho: de que forma as relações raciais, a identidade negra e as culturas negras podem ser trabalhadas no ensino fundamental – anos iniciais na escola? Caracteriza a estratégia metodológica deste plano a utilização da música (letras, sonoridades, ritmos,) como disparador para o trabalho com a cena e a tematização da identidade negra. Nesse caso, o universo musical visitado é o pagode e o samba reggae (do Ilê Ayê).  As problematizações apresentadas serão ancoradas, principalmente, nos autores: Viola Spolin (2001), Augusto Boal (2006), Nilma Lino Gomes (2012), Kabengele Munanga (2020) e Silvio Almeida (2021). Acredita-se que essa articulação musica-teatro-identidade potencializa e facilita o trabalho com temas como ancestralidade, auto estima, respeito às diferenças e identidade negra, no ensino fundamental. 

Palavras-Chave: Teatro; Pedagogia Teatral; Negrorreferenciado (a); Identidade Negra; Musicenafro


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 506.832.095-15 - EVANI TAVARES LIMA - UNICAMP
Interna - 2567515 - CELIDA SALUME MENDONCA
Externo à Instituição - TÁSSIO FERREIRA SANTANA
Notícia cadastrada em: 15/09/2021 13:31
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