Coreografias Coletivas para Grupos Inexistentes: Características Estruturais e Procedimentos de Difusão
Dança Contemporânea, Coreografia, Pesquisas-Guiadas-Pela- Prática, Comunidade Compartilhada.
Esta pesquisa visa investigar projetos coreográficos criados para serem executados por grupos não estáveis. Desse modo lança luz a dois aspectos centrais, as características estruturais das coreografias e os procedimentos e estratégias utilizados pelos coreógrafos com o objetivo de difundir as obras propostas. O contexto no qual esta pesquisa se desenvolve, marcado pela atual fase do capitalismo, caracterizado pelo trabalho flexível e por projetos, coincide com um número crescente de artistas da Dança Contemporânea propondo composições desta natureza, de modo que este formato se consolidou como um traço importante da produção atual. Conceitos centrais como Coreografia e Dança Contemporânea são revisitados a partir da noção de Comunidade Compartilhada, proposta por mim, e derivada do conceito Comunidade Reflexiva LASH (1997). Como amostragem, a pesquisa se debruça sob a produção de artistas brasileiros, e verticaliza na minha própria produção coreográfica, tendo a noção de experiência coreográfica do autor como ambiente privilegiado de observação. Para tanto, mantem dialogo com questões metodológicas eminentemente qualitativas como o uso da prática, da experiência, e assume o recurso da escrita em 1° pessoa como tática importante.