Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA CRISTINA PAES LANDIM DE ALMEIDA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEBORA CRISTINA PAES LANDIM DE ALMEIDA RODRIGUES
DATA : 26/07/2021

AGORA EU ERA, AGORA EU SOU: POÉTICA DE ENCENAÇÃO DA CRIANÇA PERFORMADORA.

Palavras-chave:  Teatro Infantojuvenil. Imaginação. Processos artístico-educativos. Pedagogia de Encenação. Jogo.

RESUMO

“Agora eu era, agora eu sou: Poética de encenação da criança performadora” é uma pesquisa inserida na linha de Poéticas e Processos de Encenação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC, da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trata-se de um estudo de cunho prático teórico que desenvolve o compreender a criança como agente criativo e criador, na perspectiva das artes e em especial do teatro. A pesquisadora-encenadora-educadora promove relações e reflexões entre aspectos práticos de sua trajetória à frente do grupo de teatro Companhia Novos Novos, criado em 2000, no Teatro Vila Velha (Salvador, Bahia) e teóricos que articulam e atualizam Princípios-Propostas-Acepções para um fazer teatro com e para crianças. No tangente ao trabalho da Novos Novos, optou-se por um recorte no tempo que leva em consideração os processos criativos das encenações realizadas entre o período de sua criação e o ano de 2017. Os esforços buscam aproximar dois caminhos - o do teatro; e o do agora eu era -, estabelecendo correlações entre a noção de não representacionalidade da maneira de ser da criança e a arte teatral. A aparente contradição é lugar fértil para o desenvolvimento desta pesquisa, que enfatiza aspectos singulares do ser-criança no tangente, em especial, à sua espontaneidade e natural abertura para o jogo e o viver o jogo, condição que lhe dá potência de atuação (como ser em cena) e de assistência (como ser ao ver a cena, como plateia). As relações e discussões que se apresentam ao longo da pesquisa buscam entrelaçamentos com a pedagogia poética proposta pela artista-pesquisadora-professora Sonia Rangel, com a fenomenologia de Merleau-Ponty e suas impressões sobre a singularidade da criança, e com a poética do devaneio criador de Gaston Bachelard, essa última fazendo-se senha que abre as portas do impossível imaginado. À experiência prática da pesquisadora-encenadora-educadora aproxima-se desses estudiosos no traçar de um caminho ainda pouco investigado em trabalhos teóricos, mas rico em possibilidades e descobertas, mostrando-se possível e frutífero o diálogo com posicionamentos e proposições de artistas-educadores-investigadores variados, como Viola Spolin, Peter Slade,Renato Ferracini, Jorge Larossa, Gilberto Icle, Matteo Bonfitto, Josette Féral,  dentre outros.

.

Presidente - 1223119 - LUIZ CESAR ALVES MARFUZ