Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA PACHITO DE AMORIM LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA PACHITO DE AMORIM LIMA
DATA : 26/05/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Cenografia para Atores: Perspectivas Teórico-Metodológicas para uma Cenografia Proposta por Atuantes 


PALAVRAS-CHAVES:

Artes cênicas. Ator. Cenografia. Multifuncionalismo. Procedimentos criativos. 


PÁGINAS: 153
RESUMO:

Este trabalho almeja levantar discussões e reflexões em torno de um possível trabalho de ator que abrange, para além da criação de seu desempenho, a proposição da cenografia de sua cena. Tal discussão é estruturada como uma espécie de guia de estudos para esse tipo de ator. Dada a tendência contemporânea de diluição de fronteiras entre diferentes funções do processo criativo, bem como da demanda de integração entre diferentes campos da criação, este trabalho almeja colaborar no preenchimento de lacunas teóricas que abordam o multifuncionalismo cênico, principalmente no que concerne a seus processos e procedimentos. Para tanto, é proposto um estudo bibliográfico e reflexivo, no sentido de apresentar alguns aspectos e fundamentos da criação cenográfica, compartilhados com outras áreas do conhecimento como as Artes Visuais e a Arquitetura, discutindo suas implicações sobre o processo criativo e desempenho do ator. Além disso, são trazidas reflexões do campo da Genética da Criação, da Fenomenologia da Percepção e da Intersemiótica da arte teatral, a fim de melhor elucidar os funcionamentos acerca dos modos de criação ambivalentes e o que tal formato implica para este tipo de artista. Por fim, são apresentados propostas de procedimentos de criação cênica de potencial fomentador e viabilizador do movimento criativo que compreende a atuação e a cenografia, de modo integrado, no sentido de propor encaminhamentos práticos para a aplicação das teorias e conceitos levantados no trabalho. A partir dos entrelaçamentos realizados entre as teorias, os conceitos e os procedimentos levantados, a dissertação conclui que a sobreposição das funções discutidas pode ser enriquecedora das potencialidades criativas dos atores, refletindo sobre seu desempenho, tornando-o mais integrado aos demais elementos componentes do espetáculo, bem como munindo-o de diferentes ferramentas para lidar com o processo criativo teatral. A discussão vislumbra, inclusive, o potencial da prática de figurar como uma possível abordagem de processos de formação de ator, no sentido de trabalhar experiências integralizantes e horizontalizadas da criação teatral. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 287201 - HEBE ALVES DA SILVA
Interno(a) - 286099 - SONIA LUCIA RANGEL
Externo(a) à Instituição - José Sávio Araújo - UFRN
Notícia cadastrada em: 02/06/2021 18:11
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA