Memórias em passos: reminiscências, processos criativos e encenações em O som dos passos [Footfalls], de Samuel Beckett
Samuel Beckett; Memória; Processo criativo; Encenação
A pesquisa consiste em uma abordagem sobre processos criativos, encenação, memória e crítica em expansão a partir de um estudo sobre o teatro de Samuel Beckett e a criação da sua peça Footfalls pelo viés das poéticas e processos de encenação”. Busca evidenciar, ao final do percurso, reflexões e rememorações do meu próprio processo criativo na montagem de O som dos passos (tradução para Footfalls) tendo o princípio da memória como fio condutor. Para isso, realizo um breve panorama sobre as principais características da obra beckettiana, uma gênese do processo criativo de Footfalls e as transformações pelas quais o texto passou a partir de uma reconfiguração aliada às três encenações que Beckett realizou. Os rastros e as reminiscências da direção do autor irlandês são evidenciadas, assim como as aproximações e os afastamentos entre as montagens, a condução da interpretação e dos elementos da visualidade da cena além dos olhares que iluminaram o texto estudado e uma parte da obra do autor através do tempo. A memória também perpassa pela reflexão sobre a obra de Beckett, quando são apresentados ecos e ressonâncias evocadas em algumas de suas peças e contos. A abordagem sobre o processo criativo e a crítica em expansão serve como uma forma de revisitação do princípio poético dominante dos registros da montagem e da concepção de Beckett e da minha sobre Footfalls, em que memórias, imagens, depoimentos e documentos são também salientados. Por fim, reuném-se as tessituras deixadas por O som dos passos, em que as minhas memórias afetivas e as das atrizes fazem parte das reflexões do percurso, em que se procura resgatar por meio desses enveradamentos, os passos e os rastros deixados pela peça.