Banca de QUALIFICAÇÃO: NATANAEL ALVES MARREIRO FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATANAEL ALVES MARREIRO FILHO
DATA : 18/03/2021
LOCAL: Via Plataforma Virtual RNP https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/luiz-claudio-cajaiba-soares

CONFLITOS REAIS, SOLUÇÕES POSSÍVEIS:

O Teatro Fórum e o projeto de Educação de Jovens e Adultos do

Colégio Estadual Dona Leonor Calmon

Teatro do Oprimido; Teatro Fórum; Prática de Ensino de Teatro; Espect-atores.

Esta dissertação discorre sobre o método do Teatro do Oprimido em analogia com a metodologia de Pesquisa-Ação (Minchel Thyollan), fundamentada na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire com procedimentos metodológicos comparativos; foca especificamente a técnica do Teatro Fórum, no conceito de Espect/ator boaliano. A investigação ocorreu no ano de 2018 com o Ensino de Jovens e Adultos – EJA, do Eixo 7, Tempo Formativo II no Colégio Estadual Dona Leonor Calmon. A partir de exercícios e jogos de desmecanização do corpo e da mente, experimentando os exercícios do Teatro Imagem do Arsenal do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, chegou-se à construção de cenas modelos ou antimodelos do Teatro Fórum, maior descoberta quanto à participação e envolvimento dos estudantes na utilização do conceito de espect/atores/atrizes. Esta concepção de espect/ator/atriz revelou a potência do método em dar voz aos estudantes e liberdade para promover sua estética artística, permitindo conhecer os limites que a ficção e a realidade do método do Teatro do Oprimido podem promover em sala de aula, na escola publica, com estudantes entre 18 e 70 anos, entre o ensinar, o fazer, o refletir e contextualizar o Teatro do Oprimido como instrumento de libertação das consciências de mundo dos envolvidos na investigação.

Presidente - 2561662 - LUIZ CLAUDIO CAJAIBA SOARES
Interno(a) - 1221416 - ELIENE BENICIO AMANCIO COSTA