Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA AMELIA GIMMLER NETTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA AMELIA GIMMLER NETTO
DATA : 10/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência via Google Meet
TÍTULO:

Ensaiar, encenar, ensinar: criação colaborativa e iniciação teatral em tempos de vertigem democrática


PALAVRAS-CHAVES:

Criação colaborativa

Direção teatral

Pedagogia do teatro

Pensamento crítico

Vertigem democrática


PÁGINAS: 163
RESUMO:

Situado na área da pedagogia do teatro, este material textual irá compor uma tese doutoral que discutirá a iniciação teatral em tempos de crise da democracia a partir de três experiências com a criação colaborativa realizadas no campo da educação formal. O primeiro capítulo desenvolve aspectos conceituais da criação colaborativa em teatro com foco na função da direção teatral. O segundo capítulo apresenta aspectos conceituais da educação com ênfase na formação de visão de mundo e pensamento crítico. O terceiro capítulo está em elaboração. O quarto e o quinto capítulos ainda não estão escritos, mas sim planejados. Assim, os terceiro e quarto capítulos trarão análises de práticas teatrais colaborativas que tiveram a experiência da direção rotativa de cenas como princípio criativo, na universidade e no ensino fundamental. O quinto capítulo problematizará o momento histórico enfrentado pelos campos da arte e da educação no Brasil e destacará possíveis estratégias para uma iniciação teatral em tempos de vertigem democrática. Já está composto o apêndice que descreve as práticas artísticas realizadas como laboratórios da presente pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1809725 - FABIO DAL GALLO
Interno(a) - 1354616 - GLAUCIO MACHADO SANTOS
Externo(a) à Instituição - ADRIANA SCHNEIDER ALCURE - UFRJ
Externo(a) à Instituição - CELINA NUNES DE ALCANTARA - UFRGS
Externo(a) à Instituição - HELOISE BAURICH VIDOR
Notícia cadastrada em: 22/02/2021 13:09
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA