Ensaiar, encenar, ensinar: criação colaborativa e iniciação teatral em tempos de vertigem democrática
Criação colaborativa
Direção teatral
Pedagogia do teatro
Pensamento crítico
Vertigem democrática
Situado na área da pedagogia do teatro, este material textual irá compor uma tese doutoral que discutirá a iniciação teatral em tempos de crise da democracia a partir de três experiências com a criação colaborativa realizadas no campo da educação formal. O primeiro capítulo desenvolve aspectos conceituais da criação colaborativa em teatro com foco na função da direção teatral. O segundo capítulo apresenta aspectos conceituais da educação com ênfase na formação de visão de mundo e pensamento crítico. O terceiro capítulo está em elaboração. O quarto e o quinto capítulos ainda não estão escritos, mas sim planejados. Assim, os terceiro e quarto capítulos trarão análises de práticas teatrais colaborativas que tiveram a experiência da direção rotativa de cenas como princípio criativo, na universidade e no ensino fundamental. O quinto capítulo problematizará o momento histórico enfrentado pelos campos da arte e da educação no Brasil e destacará possíveis estratégias para uma iniciação teatral em tempos de vertigem democrática. Já está composto o apêndice que descreve as práticas artísticas realizadas como laboratórios da presente pesquisa.