Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELA BENY POLITO MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELA BENY POLITO MORAES
DATA : 24/02/2021
HORA: 15:00
LOCAL: sala 10
TÍTULO:

Ogunhiê!: os estados de presença do/a performer-médium a partir da dramaturgia de Ogum

 



PALAVRAS-CHAVES:

Umbanda; Ogum; Antropologia da Performance; Estudos da Performance Afro-ameríndia; Etnocenologia.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A contribuição das performances culturais para a preparação corporal do ator é um tema que vem sendo trazido fortemente nas últimas décadas. Esta pesquisa é um estudo sobre a performance dos filhos e filhas-de-santo da Umbanda durante a incorporação do Orixá Ogum, com o objetivo de apontar caminhos para a transformação do corpo que possam servir para desenvolver alternativas possíveis para o trabalho de atores e atrizes. Para isto, busca realizar o estudo comparativo entre o que ocorre no estado alterado de consciência desses médiuns com os estados corporais de atores e atrizes enquanto em cena durante um espetáculo teatral. A escolha epistemo-metodologica envolve a etnografia e a autoetnografia, na medida em que a autora da tese uma das médiuns analisadas. Desse modo, são realizadas entrevistas com filhos e filhas-de-santo, sacerdotes e sacerdotisas do Candomblé e da Umbanda, além de aulas da Dança de Ogum, experimentadas fora do estado de transe, além de filmagens e fotografias de rituais públicos do terreiro. A discussão coloca em diálogo Fernanda Julia Barbosa (Onisajé), do NATA (Alagoinhas/BA) e Agrinez Melo do O Poste (Recife/PE), ambas encenadoras que investigam o Candomblé como matriz/motriz para criação cênica dentro de seus respectivos grupos, e por isso são representantes de um teatro produzido por mulheres negras e afro-religiosas no Nordeste brasileiro. Em paralelo às reflexões trazidas por estas artistas, pensadores/as como Leda Maria Martins, Muniz Sodré, Zeca Ligiéro e Armindo Bião compõe a base de reflexão epistemológica sobre a cena e as características das artes afro-brasileiras. Para análise da performance e da dança de Ogum nos contextos do religioso e do artístico, os autores Eugenio Barba, Richard Schechner e Rudolf Von Laban estão presentes, sendo considerados como os propositores de conceitos que serão ressignificados, de maneira a construir uma epistemologia que contemple a base cultural afro-ameríndia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 102.106.258-80 - ELOISA LEITE DOMENICI - UFRB
Interno(a) - 3054223 - JOICE AGLAE BRONDANI
Externo(a) à Instituição - DENISE MANCEBO ZENICOLA - UFF
Externo(a) à Instituição - LUIZ RUFINO RODRIGUES JUNIOR - UERJ
Notícia cadastrada em: 22/02/2021 13:09
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