Banca de DEFESA: ANDRESSA MENEZES OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRESSA MENEZES OLIVEIRA
DATA : 25/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Espaço virtual em consequência da situação de pandemia pelo COVID19
TÍTULO:

POLIFONIAS DO ESPETÁCULO: A MÚSICA COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARA A PREPARAÇÃO DE ATRIZES EM PROCESSOS CRIATIVOS DE TEATRO e questões de gênero naturalizadas a estes


PALAVRAS-CHAVES:

Teatro, Música, Polifonia, Atriz, Preparação, Jogos.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

Na busca da interação entre a música e o teatro, a presente dissertação tem como objetivo analisar a música como dispositivo metodológico sob a perspectiva da pedagogia teatral, verificando as contribuições para a preparação de atrizes sem deixar passar questões de gênero que foram surgindo no decorrer de um caminho de formação como atriz e preparadora de elenco, no que tange a musicalidade deste. Este estudo propõe a (re)elaboração de jogos teatrais a partir de elementos musicais. Para isso, foram revisitados e adaptados jogos existentes, bem como metodologias de treinamento da/do atriz/ator, chegando por fim, a criação de novos jogos, e, em uma sistematização de exercícios. Uma vez que, a abordagem metodológica proposta teve espaço de desenvolvimento no público alvo feminino, a pesquisa passou a apresentar um recorte de gênero, buscando assim uma forma de subversão, de ocupar os espaços que foram e são negados a nós atrizes durante tanto tempo e trazer à tona incômodas ações patriarcais/machistas naturalizadas no meio teatral. Desse modo, a pesquisa se insere em uma perspectiva feminista, e ao passar pela história das mulheres nas artes cênicas, se abre para contemplar discussões sobre a história das mulheres no teatro e questões de assédio sexual na sala de ensaio. Nesse sentido, além de reforçar um posicionamento político, a pesquisa visa contribuir para a expansão das formas de fazer/pensar a preparação da atriz em cena, refletindo acerca de quanto os elementos musicais, tais como: ritmo, melodia, harmonia, dinâmica, alinhados a preparação corporal de um processo criativo de teatro, podem possibilitar ao corpo da atriz a ampliação de suas expressões e movimentos corporais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3054223 - JOICE AGLAE BRONDANI
Interno(a) - 506.832.095-15 - EVANI TAVARES LIMA - UNICAMP
Externo(a) à Instituição - MARIA ANDREA DOS SANTOS SOARES - UNILAB
Notícia cadastrada em: 22/02/2021 13:09
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA