TRÊS MARIAS: análise de um processo criativo baseado em espetacularidades cotidianas "sotero-canudenses" e na mímeses corpórea.
Palavras- chave: processo criativo, espetacularidade cotidiana, mímesis corpórea,
autoral, solo.
Trata-se de uma pesquisa teórico-prática, na qual abordo questões referentes ao
processo criativo do solo Três Marias, o qual tem como base a espetacularidade do
cotidiano de duas regiões baianas localizadas no litoral e no sertão, sendo elas Salvador
e Canudos. Para tanto trago reflexões que dialogam com conceitos da etnocenologia e
com um dos métodos de criação do grupo Lume, a mímesis corpórea, na qual encontrei
estreitas relações com este trabalho. Compartilho ainda a trajetória da construção deste
espetáculo, revelando suas etapas e imbricações, as quais encontram eco em outros
projetos que também refletem sobre espetáculos autorais, revelando diversas facetas
deste feito e a importância de incorporar ao trabalho artístico-acadêmico a história de
vida, cultura e ancestralidade do artista pesquisador.