Banca de QUALIFICAÇÃO: UERLA SANTOS CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : UERLA SANTOS CARDOSO
DATA : 14/12/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Realizada via videoconferência em razão da pandemia de COVID-19.
TÍTULO:

CORPO EM DESASSOSSEGO: POR UM ESTADO DE POESIA E SENSIBILIZAÇÃO DOS SENTIDOS NO OFÍCIO DE ATRIZ


PALAVRAS-CHAVES:

Corpo; sensibilização; criação cênica; poesia; natureza


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Corpo em desassossego trata-se de uma pesquisa em poéticas cênicas numa via prático-teórica, que busca e expõe o desassossego de um corpo de atriz que se coloca em imersões pela ampliação dos sentidos em contato com a natureza e seus elementos para gerar uma encenação solo, cuja dramaturgia em processo também integra esta dissertação. Inspira-se na abordagem artístico-compreensiva proposta pela professora Sonia Rangel, considerando como um dos princípios dominantes o pensar por imagens. Toma-se como guia de trajeto a pergunta-passaporte: é possível, através do autoconhecimento, da ampliação dos sentidos, da descoberta de estados criativos genuínos, alcançar um nível mais sutil e afetuoso de presença cênica? Considera-se a experiência da atriz em várias imersões, os registros nos seus diários de bordo, com sua poesia de imagens, sons e palavras. Estes registros, de imersões realizadas no Vale do Capão-Chapada Diamantina e em Salvador se mesclam como fonte de inspiração ao pensamento do poeta Fernando Pessoa, principalmente ao conectar ideias, tanto no texto dramático como no texto cênico, a escritos do Livro do Desassossego, de seu homônimo Bernardo Soares, e poemas dos também homônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, fragmentos que inspiram o corpo da atriz-pesquisadora em seu desassossego. Acrescentam-se no diálogo crítico-reflexivo autores como, Ailton Krenak, Davi kopenawa, Eugenio Barba, David Le Breton, Gaston Bachelard, Sonia Rangel, entre outros. Ao levantar questões nestas situações de imersões específicas, a pesquisadora experimenta e discute poeticamente o movimento genuíno, a memória física num corpo que se põe em ‘estado de poesia’ e em autoconhecimento para melhor estar, sentir e perceber o mundo como experiência, quando e onde cena e vida se entrelaçam. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CECILIA MARIA DE ARAUJO FERREIRA
Interno - 2332013 - RAIMUNDO MATOS DE LEAO
Presidente - 286099 - SONIA LUCIA RANGEL
Notícia cadastrada em: 09/12/2020 13:55
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