Lunetas para Espaço Aberto: Travessia de uma Atriz numa Poiética com Imagens
Criação Cênica. Imagem. Dramaturgia do Ator/da Atriz. Teatro Mitopoiético. Dramaturgia Contingente.
Investigação prático-teórica movida pela principal pergunta-passaporte: Como uma atriz
cria por imagens? Inspirada na abordagem Artístico-Compreensiva proposta pela prof.ª
Dr.ª Sonia Rangel, a atriz se propõe a brincar de ver seu cosmo pessoal, partindo do
exercício de criação cênica em laboratórios específicos para ensaiar uma multiplicidade
de respostas. No percurso poiético, as cenas nasceram concomitantes à criação da sua
escrita dramática, que também compõe a tese, assumindo a forma lírica numa
Dramaturgia Contingente que gerou a encenação. Intitulada Lunetas Para Espaço
Aberto, a encenação, que é ao mesmo tempo objeto e meta desta pesquisa, cumpriu
temporada de dez apresentações no Teatro Martim Gonçalves. Compõem a
metodologia: os laboratórios internos e os laboratórios abertos; além de cinco
estratégias compositivas articuladas pela pesquisadora: Lugar de Espiar, Perguntas-
passaporte (RANGEL: 2009), Poesguia, Altares-Instalação e Geração de Imagens.
Como Princípios Orientadores do percurso criativo destacam-se: O Pensar por
Imagens, O Exercício do Transver, A Mitopoiética e A Experiência. Apoia-se
também no princípio do Devaneio como força impulsionadora do processo criativo
espreitando as possíveis insurgências na geração das Imagens, sobretudo nas Figuras
Mitopoiéticas, que compõem os duplos da atriz em cena. Estas figuras, denominadas
Lunetas: Suzana, Kassandra e Lilith Mito, nas interações com o espectador, acionam a
função cativar-comover como modo de ativação dos afetos. Em sua travessia, a atriz faz
um estudo sobre si mesma a fim de encenar seu pensamento-criação, reconhecendo os
modos de operação de sua poiesis cênica com Imagens, forjando seu olhar de atriz-
poeta. A pesquisa dialoga, entre outros campos, com as Teorias do Imaginário, com a
Literatura Lírica, com o Teatro Contemporâneo e com a Psicologia Analítica; em
consonância com o pensamento de teóricos e de poetas, tais como: Adélia Prado, Alba
Liberato, Carl G. Jung, Cleise Mendes, Gaston Bachelard, Jorge Larossa, Joseph
Campbell, Lita Passos, Manoel de Barros, Matteo Bonfitto, Fernando Pessoa, Paul
Zumthor, Peter Brook, Sonia Rangel, entre outros. Todas as etapas estão documentadas
em vídeos e fotografias disponíveis em DVD anexo. Espera-se que o compartilhamento
deste percurso criativo possa inspirar outros artistas que desejam investigar sua própria
poética como objeto de estudo na academia ou fora dela.