DA OPRESSÃO SOCIAL À SUBVERSÃO TEATRAL: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA UMA PEDAGOGIA DA APRECIAÇÃO
Palavras-chave: Pedagogia da Apreciação; Opressão social; Espectador; Teatro.
Resumo:
A teseconfigura-se como exercício de reflexão sobre a práxis no campo da Pedagogia da Apreciação. Conceito que designa um modo de ministrar aulas de teatro baseado no ensino triangular das artes elaborado por Ana Mae Barbosa, enfatizando o fazer, o apreciar e o contextualizar para uma capacidade cognitiva abrangente da criação cênica, alinhada à Estética do Oprimido de Augusto Boal, que privilegia o lugar do espect-ator como agente de reflexão e transformação social. Narro passagens de minha trajetória pessoal de vida e o meu encontro sensorial, intelectual e afetivo com a arte teatral em diversos momentos, para tratar dos fluxos e trânsitos que desencadearam a realização da pesquisa de campo de doutorado no caráter de Oficina de Teatro com pessoas em situação de rua na cidade de Salvador, Bahia- Brasil no Programa Social Corra pro Abraço. Trata-se, portanto, da análise de um processo educacional em artes cênicas com segmentos vulneráveis socialmente, visando a elaboração de uma pedagogia estética alicerçada em fundamentos críticos capazes de contribuir para modos de subversão das opressões sociais a partir do encontro teatral.