A luz na dramaturgia: A iluminação cênica como dispositivo narrativo a partir da fisicalização das imagens poéticas
luz; dramaturgia; iluminação cênica; narrativa; imagem poética.
A pesquisa busca relacionar a iluminação cênica ao discurso do espetáculo, a partir dos princípios do drama, a fim de dissociá-la do caráter exclusivamente técnico ou virtuoso, defendendo sua natureza poética e sua importância na efetivação do discurso e da narrativa do espetáculo. Para isto, demonstra-se o poder narrativo da imagem e sua capacidade de definir a camada da narrativa a ser abordada, desde o foco na intriga, nas personagens e no discurso. Utilizando como ponto de partida o diagrama de análise actancial proposto por Greimas, e as forças presentes na ação dramática, defendido por Soriau, propõe-se a construção do gráfico que represente visualmente o fluxo narrativo do espetáculo em função do estado de fortuna e transformação das personagens, e a partir deste gráfico pode-se elaborar a narrativa visual do espetáculo a partir do conceito de idioma – luz e seu vocabulário visual, tendo como princípio as imagens poéticas presente no texto dramático. A partir da análise da iluminação da montagem do espetáculo Algo não dito de Tennesse Williams, é demonstrado como essas imagens propostas poderão ser fisicalizadas e efetivadas na presença iluminação cênica. Deste modo conclui-se que os métodos e manuais existentes são importantes para auxiliar a execução e efetivação da iluminação cênica. Mas cada iluminador irá propor um idioma – luz e um vocabulário visual distinto, com diferentes imagens, a partir de suas vivências e pessoalidades, tornando a luz de cada espetáculo única.