Banca de DEFESA: DIEGO PIZARRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO PIZARRO
DATA : 25/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Realizada via videoconferência em razão da epidemia de COVID-19.
TÍTULO:

ANATOMIA CORPOÉTICA EM (DE)COMPOSIÇÕES: TRÊS CORPUS DE PRÁXIS SOMÁTICA EM DANÇA


PALAVRAS-CHAVES:

Somática. Composição em dança. Anatomia corporalizada. Anatomia Poética. Body-Mind CenteringTM. Cadeias Musculares e Articulares GDS.


PÁGINAS: 416
RESUMO:

Esta pesquisa promove um inventário de parâmetros para a criação em
dança que estimulam redes somáticas processuais e emancipatórias em movimento
de crescimento. O tema fundamental tratado é a integração de dois sistemas
somáticos complexos e abertos – Body-Mind CenteringTM (BMC) e Cadeias Musculares
e Articulares GDS – em suas formas de mover anatomias corporalizadas para
transformar a poética de processos de composição em dança. Para tanto, são
identificados, descritos, tensionados, performados e somatizados três corpus de práxis
somática em dança como um caminho poético para a organização e corporalização da
tese e dos processos artísticos movidos pelo autor: CorpoEstuário, CorpOásis e
CorPoÉtico. Cada corpus relaciona-se, numa paráfrase alegórica, com ambientes
específicos da natureza e com três folhetos embrionários ontogenéticos: endoderme
(corpo da frente), ectoderme (corpo de trás) e mesoderme (corpo do meio). Partindo
de narrativas em primeira pessoa e da abordagem somático-performativa, são
apresentadas, discutidas, dançadas e desenhadas cinco obras coreográficas que
atravessaram a tese ao longo de seu desenvolvimento. Evidencia-se uma virada
epistemológica contemporânea pela definição da Somática como campo
epistemológico contemporâneo ocidental transdisciplinar de ecologia profunda na
primeira pessoa do plural. A busca pela promoção de uma cultura somática em
processos de composição em dança solicita uma visão ampliada do campo da
Somática como um modo de estar no mundo, para além de visões limitantes e
disciplinares promovidas no século XX, por vezes de forma reducionista,
especialmente quando nomeada como Educação Somática. Por meio das
experiências artísticas movidas pela anatomia corporalizada da Somática, foram
identificados três eixos temáticos discutidos ao longo dos três folhetos da tese: 1 – a
Somática como campo epistemológico; 2 – a Dança como estado de presença/a
mente das células; 3 – a Somática como modo de criação composicional
embrionária/fluida em dança. Respectivamente, tais temas relacionam-se com os
procedimentos artísticos processuais identificados como: a autorregulação
organísmica, por meio dos fluidos corporais e dos padrões celulares, movendo
multiplicidades; a organização da postura e do gesto funcional na construção da
verticalidade, encontrando abertura; a exploração criativa de movimentos no caminho
da performatividade. No emaranhado de espirais poéticas suscitadas pela pesquisa,
desenha-se uma prática de criação em dança movida pela Somática e que pode ser
denominada de Anatomia CorPoÉtica, isto é, a arte de sensibilizar a existência
multidimensional e multirreferencial para a criação de mundos (im)possíveis.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1220052 - CIANE FERNANDES
Externo à Instituição - JÚLIA ZIVIANI VITIELLO - UNICAMP
Externo à Instituição - LAURA MARIA BRITO SALES DE CAMPOS
Presidente - 284747 - MARIA ALBERTINA SILVA GREBLER
Externo ao Programa - 287190 - MARIA VIRGINIA GORDILHO MARTINS
Externo à Instituição - MARILA ANNIBELLI VELLOZO
Externo à Instituição - MÁRCIA MARIA STRAZZACAPPA HERNANDEZ - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 27/10/2020 08:51
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