METATEATROM:
UM PROCESSO EDUCACIONAL EM ARTES CÊNICAS A PARTIR DO GÊNERO TERROR
Teatro. Educação pública. Sociedade. Terror. Metalinguagem
Esta dissertação discute e discorre sobre uma experiência educacional com adolescentes do Centro Educacional Edgard Santos, que foi desenvolvida e aplicada, de abril à março de 2020, tendo como pano de fundo o gênero do terror e, metodologicamente, desenvolvida a partir da perspectiva de Ciane Fernandes sobre a pesquisa performativa defendida pelo manifesto de Brad Haseman. A metalinguagem, presente na tetralogia cinematográfica de terror denominada Pânico assistida pela turma, serviu como base para a criação da dramaturgia de uma peça de terror, envolvendo, entre outras abordagens, os crimes de ódio. Para tanto, nessa dissertação, discuto sobre processos educacionais não formais em artes cênicas, apresentando alguns conceitos sobre o corpo, sobre a metalinguagem, o gênero do terror etc., fazendo associações diretas com a experiência vivida no centro educacional, discutindo a sua metodologia, a metalinguagem na tetralogia, as improvisações e criação da dramaturgia da peça de terror, assim, como os ensaios e a dramaturgia final. Minhas principais referências foram Anita Silva, Augusto Boal, Carole, Marceau, Catarina Sant’Anna, Cecília Salles, Cláudio Cajaíba, Guacira Lopes Louro, Marcelo Sousa Brito e Stephen King.