O CORPO ZERO E AS NOÇÕES DE ENERGIA E PRESENÇA NO CORPO DO ATOR NA PONTE DOS VENTOS.
Corpo teatral, energia, corpo Zero, presença, corpo poético, Training, The Bridge of Winds.
O presente trabalho é um estudo ontológico do corpo teatral, corpo sui generis, lugar do qual nasce todo o processo de construção de uma poética para a cena. Esta proposta abrange a definição do Corpo Zero, a partir da experiência com o Training do grupo multicultural de pesquisa teatral, The Bridge of Winds, e do registro e analise de suas práticas. Corpo Zero, como uma analogia do território onde se localiza a imanência do corpo humano vivo, e como este corpo primevo funciona como lócus que o ator se apropria para construir um ente poético. Para tanto, faz-se uma abordagem profunda do conceito de energia, atrelado às ciências duras, à fenomenologia, à filosofia e à teoria da análise e da produção artísticas, perseguindo maneiras de como reconhecer esse Corpo Zero. Neste último, a energia é pensamento, atrelada ao esforço, é movimento, conhecimento e potencializa a presença do corpo do ator, transformando-o em entidade poética.