Banca de DEFESA: FRANCISCO ANDRÉ SOUSA LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO ANDRÉ SOUSA LIMA
DATA : 09/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Via Plataforma Virtual RNP https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/luiz-claudio-cajaiba-soares
TÍTULO:

TRÊS CURRÍCULOS-DISPOSITIVOS, UMA ENCRUZILHADA: A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM TEATRO


PALAVRAS-CHAVES:

pedagogia do teatro. educação profissional em teatro. currículo aberto. formação. interpretação teatral


PÁGINAS: 363
RESUMO:

Neste trabalho delineio um estudo da organização da aprendizagem no âmbito da educação profissional em teatro visando interpretar, sob um viés epistemológico, as características de seus itinerários formativos. O foco se centra na observação e análise de currículos-dispositivos destinados à formação em interpretação teatral. Por meio da metodologia de estudo de casos múltiplos, analiso as estratégias curriculares e bases conceituais que norteiam práticas localizadas em Salvador-BA e São Paulo-SP. São elas: o curso de formação de atores (Técnico em Teatro – Eixo Tecnológico: Produção Artística, Cultural e Design) da Escola de Arte Dramática vinculada à Escola de Comunicação em Artes da Universidade de São Paulo (EAD ECA USP); o Programa Universidade Livre do Teatro Vila Velha (BA) e o sistema pedagógico em que se insere o curso de atuação da SP Escola de Teatro (SP). A escolha dos casos se orientou pelas configurações institucionais ora existentes no setor (escolas técnicas formais, escolas livres e programas de qualificação profissional não formais) e buscou envolver no escopo de análise o pioneirismo das escolas de teatro modernas e o experimentalismo de iniciativas mais recentes, desenvolvidas a partir de 2010. Busco responder as seguintes questões: Como as instituições observadas no estudo de casos vêm formulando suas estratégias pedagógicas? Que paradigmas epistemológicos orientam seus percursos de ensinoaprendizagem? Que estratégias são ali utilizadas como meio de apropriação dos saberes-fazeres teatrais e o que elas nos indicam sobre o currículo na formação de artistas cênicos? Para respondê-las, além dos dados obtidos em campo, me ancoro nas teorias sobre currículo desenvolvidas por Ivo Goodson, Guimeno Sacristan e Roberto Sidnei Macedo; na teoria da complexidade desenvolvida por Edgar Morin; no conceito de dispositivo proposto por Guilles Deleuze e Feliz Guattari; e no saber de experiência proposto por Jorge Larrosa. De igual modo, para definir educação profissional em teatro, recorro aos marcos legais (decreto federal 5.154/04, as leis federais 6.533/78 e 9.394/96), aos estudos sociológicos de Pierre-Michel Menger e à estética da formatividade de Luigi Pareyson. Por meio desse arcabouço teórico, destrincho aproximações que percebo entre currículo, mundo do trabalho e pedagogia teatral com vistas a identificar as especificidades da formação de artistas cênicos. Na primeira seção do trabalho, realizo delimitações conceituais e apresento um breve panorama das escolas e programas de educação profissional em teatro no Brasil. Da segunda a quarta seção, apresento os resultados da pesquisa de campo que reúnem a análise das propostas pedagógicas, documentos e atos de currículo nas três experiências eleitas para estudo. Na quinta e última seção, destrincho as recorrências encontradas nas experiências, apresento e fundamento os elementos que julgo caracterizar a organização da aprendizagem na formação em interpretação teatral. Como síntese do estudo, defendo a tese de que na educação profissional em teatro os currículos acompanham as propriedades do conhecimento artístico. São, por isso, incompletos, flexíveis, dinâmicos e apostam na autonomia, liberdade e protagonismo das/dos agentes de ensino-aprendizagem. Traduzido esse pensamento por meio da expressão currículo aberto


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2561662 - LUIZ CLAUDIO CAJAIBA SOARES
Interno - 1560873 - DENISE MARIA BARRETO COUTINHO
Interno - 1809725 - FABIO DAL GALLO
Externo à Instituição - ALEXANDRE JOSE MOLINA - UFU
Externo à Instituição - JOSE SIMÕES DE ALMEIDA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 07/10/2020 13:24
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