Banca de QUALIFICAÇÃO: TACIANO ARARIPE SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TACIANO ARARIPE SOARES
DATA : 30/10/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Sala virtual a ser determinada por conta da pandemia da COVID-19
TÍTULO:

"Teatros do real: Um caminho para a produção de presença, sentido e experiência naquele que vê"


PALAVRAS-CHAVES:

teatros do real, ressonância afetiva, aquele que vê, enação, fenomenologia da percepção, estética do choque, vida precária, consciência


PÁGINAS: 168
RESUMO:

Esta tese, inscrita como desejo de pesquisa, propõe olhar para os teatros do real (Saison, 1998) como caminhos possíveis na construção de uma ressonância afetiva (Pais, 2018) entre ator e espectador. Considerando o objeto da pesquisa como um campo interdisciplinar, sua apresentação foi dividida em quatro artigos convocando em cada um deles noções independentes, mas complementares, que vão desde o teatro performativo às neurociências. São elas: aquele que vê, a presença, a experiência e o sentido. O primeiro artigo pauta-se, antes, na necessidade em questionar o termo espectador em favor da atividade daquele que vê, reconsiderando seu papel fundamental no acontecimento teatral. Os artigos segundo e terceiro abordam, respectivamente, as obras do grupo Ateliê 23: Persona, como possibilidade de produção de presença (Gumbrecht, 2010) através da teoria enativa/enação (Varela, 1992) como eixo de análise e Helena, na construção de experiência, tomando como base a leitura da fenomenologia da percepção (Merleau-Ponty, 2011).  O quarto e último convoca a produção de sentido como atividade dos neurônios-espelho – fundamentais à ideia da empatia como reconhecimento de si no outro (Muse, 2012; Gallese e Freedberg, 2007). A investigação pauta-se na revisitação do trajeto criativo das obras, ao observar documentos de processo, tendências e depoimentos espontâneos de pessoas na plateia, sob a ótica da crítica de processos criativos (Salles, 1998). Considera, ainda, a pesquisa guiada pela prática (Haseman, 2015) como método de revisitação e utiliza a revisão bibliográfica de conceitos que elaboram novas relações com aquele que vê, como a condição precária da vida (Butler, 2011; 2015) e a estética de choque (Féral, 2012), em busca de uma afetação coletiva. Conclui que o uso do documento vivo em cena, a fim de construir um novo elo com aquele que vê, reverbera na percepção da consciência (Damasio, 2000), como ato político de existência e sobrevivência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1877942 - DEOLINDA CATARINA FRANCA DE VILHENA
Interno - 2582781 - GIL VICENTE BARBOSA DE MARQUES TAVARES
Interno - 1223119 - LUIZ CESAR ALVES MARFUZ
Externo à Instituição - HUMBERTO ISSAO SUEYOSHI - UFAC
Externo à Instituição - VANJA POTY SANDES GOMES MENEZES
Notícia cadastrada em: 04/09/2020 19:08
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