Soteropoética
Salavdor, poética, cidade, Carnaval, artes cênicas
O neologismo proposto acima é composto da junção das palavras antigas: Soterópolis e poética. À luz da composição do gentílico "soteropolitano", soteropoética significa a poesia da cidade de Salvador. A arte poética natural – nascida – original de Salvador da Bahia. Poética soteropolitana, poesia soteropolitana.
Salvador deu ao mundo artistas de relevância, um tipo de música, um canto, um som, popularmente conhecido como Axé Music, que impacta em todo planeta. E, principalmente, gerou um tipo próprio de arte, apresentação volante, sobre um palco móvel alimentado por energia elétrica, que distribui e amplifica a presença dos artistas através dos espaços públicos da cidade.
Um fenômeno gerador de um conjunto de saberes novos, autêntica escola nascida da ocasião fértil de um gigantesco carnaval popular, que cresce se reproduzindo mundo afora, conferindo a Salvador a condição de cidade matriz de uma poética própria. É isso que essa tese se propõe a investigar e afirmar, embasada nas contribuições de Mikhail Bakhtin, Manoel José, Armindo Bião, Aristóteles, Cleise Mendes, Milton Moura, Ordep Serra, Antônio Rizério, entre outros.