A LINGUAGEM DO OBJETO CÊNICO TEATRAL: DA MATÉRIA AO SENSÍVEL
Objetos cênicos. Objetos. Teatro. Visualidades da cena. Cenografia
A pesquisa concentra-se na investigação do objeto inserido na cena teatral, em seus mais variáveis aspectos e atravessamentos, na tentativa de recuperar a sua perspectiva material e espaciotemporal em conexão com seu caráter metafórico e sígnico. Para tanto, está estruturada em quatro partes: a primeira observa os artefatos, fora da cena teatral, em sua conexão; social, cultural, filosófica e política. A segunda é destinada ao exame e defesa do que se considera aqui, como o objeto cênico teatral e sua importância para o fenômeno da cena. Na subsequente desenvolve-se uma ideia de desmetaforização desse objeto, através de uma revisão histórica e teatral, dos rituais primitivos ao teatro Elisabetano. A quarta e última parte acompanha o desenvolvimento da anterior, partindo do teatro realista até a contemporaneidade. Para esses trajetos, são convidados ao diálogo autores de diversas áreas; da fenomenologia (Husserl, Merleau-Ponty, etc.), da linguística e semiologia (Peirce, Eco, Barthes, etc.), da sócio semiótica (Alter), da semiótica teatral (Ubersfeld, Pavis etc.), da teoria dos objetos (Moles, Simondon, Baudrillard, etc.), além de diversos autores da área teatral (Brook, Brecht, Barba, Stanislavski, etc.). Assim, o estudo aponta para a importância e ressignificação desse objeto, reavaliando o seu papel de coadjuvante, com a intenção de instaurar novos debates no âmbito das Artes Cênicas, sobretudo para os conteúdos acerca dos elementos visuais compósitos da cena.