Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EUGENIA SANTOS MONÇÃO CALDAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA EUGENIA SANTOS MONÇÃO CALDAS
DATA : 17/08/2020
LOCAL: Escola de TEatro

OS CARETAS DE BARRO DE PRAIA DO FORTE: um estudo sobre a tradição da máscara popular na contemporaneidade.

caretas da Praia do Forte; máscaras; cena; contemporaneidade; matrizes estéticas

Os Caretas de Barro de Praia do Forte: Ou um estudo sobre a tradição da máscara popular na contemporaneidade, tem no título escolhido a síntese do objeto desta pesquisa. O esforço será no sentido de investigar a relação entre elementos tradicionais, mais especificamente a máscara; com a cena artística contemporânea, aqui nos aproximamos da performance. A hipótese é que a máscara serve como elemento transformador da cena e não se fixa numa data ou período histórico; mas transmuta e se adapta a múltiplos discursos e se atualiza em sua prática.
Este é um trabalho do programa de mestrado da pós-graduação em artes cênicas da Universidade Federal da Bahia que está em fase de qualificação. O intuito é de contribuir para a investigação de matrizes estéticas na cena contemporânea; a partir do estudo da poética presente no fazer artístico de mestres mascareiros do carnaval de Praia do Forte, numa abordagem relacional com a performance art. A busca aqui é por entender como efetivamente esse elemento tradicional, a máscara, pode se constituir como recurso para a cena contemporânea.
De forma a mostrar uma possibilidade, foi feita uma investigação artística e a construção de um espetáculo com base em aspectos presentes na prática cultural dos Caretas de Praia do Forte. As práticas culturais não são representações, mas vivências concretas com valor em si e que estão inseridas num contexto com várias camadas: social, política, cultural, entre outras. Mas não representam esses contextos; elas são todo esse mosaico encarnado em cada brincante. Dessa forma, não é possível extrair elementos dessas práticas e inserir numa apresentação teatral. Aqui se faz necessário um cuidadoso exercício de entendimento e ressignificação. Com este entendimento, foram usados exercícios e leituras específicas para a construção cênica, caminhos da prática como pesquisa.

Interno - 1819704 - DANIELA MARIA AMOROSO
Interno - 3054223 - JOICE AGLAE BRONDANI