A singularidade vocal na composição cênica: uma abordagem artístico-pedagógica.
Singularidade Vocal. Princípios de Atuação. Composição Cênica.
Trata-se de uma investigação de natureza prático-teórica sobre a composição
cênica, configurando um trabalho centrado na/o intérprete, tendo como eixo principal
a busca da singularidade vocal como disparadora, formuladora e resultante da cena.
Inspirada numa perspectiva Artístico-Compreensiva, proposta pela professora Sonia
Rangel, busca-se identificar Princípios nos próprios Procedimentos a fim de configurar
o pensamento implícito na realização do trabalho e assim, em seu percurso de
experimentações e por ele convocados, criam-se e ampliam-se as relações com os
aspectos teórico-conceituais. Somam-se como condições desta busca uma reflexão da
autora como atriz e professora em breve diálogo com um registro histórico-crítico
sobre a pesquisa da voz no trabalho da atriz e do ator e, principalmente, sua prática
como pesquisadora do campo específico, com a realização e avaliação crítica de
oficinas-laboratórios e de experimentos-cênicos. Nesse fazer-refletir poético
desvelam-se como unicidade os elementos expressivos da atriz e do ator em busca de
uma linguagem sonora anterior aos vocábulos. Nesta reflexão se estabelece diálogo
principalmente com as ideias de: ARTAUD, Antonin; BACHELARD, Gaston; GROTOWSKI,
Jerzy; JUNG, Carl Gustav; LISPECTOR, Clarice; RANGEL, Sonia Lucia; STANISLAVSKI,
Constantin; e Thecok, Michel. Destacam-se na metodologia os princípios da: Escuta em
Profundidade, Presentificação, Estranhamento Vocal, Íntima Exposição e Autonomia
da Composição. Como resultado da pesquisa em resposta à pergunta-passaporte:
“como a ampliação da consciência da voz integrada aos aspectos corporais-
emocionais-imagéticos da/o intérprete pode colaborar e desembocar (fazer sair pela
boca) processos de criação, encenação e dramaturgia cênica?”, a tese aponta
caminhos artístico-pedagógicos para a investigação vocal da atriz e do ator através da
proposição de exercícios; traz reflexões crítico-criativas, visando contribuir com
profissionais e amadores interessadas/os numa experimentação em práticas visando à
expressão e a singularidade da voz.