Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE CARDIM DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELAINE CARDIM DE LIMA
DATA : 24/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Realizada via videoconferência em razão da pandemia de COVID-19.
TÍTULO:

A singularidade vocal na composição cênica: uma abordagem artístico-pedagógica.


PALAVRAS-CHAVES:

Singularidade Vocal. Princípios de Atuação. Composição Cênica.


PÁGINAS: 136
RESUMO:

Trata-se de uma investigação de natureza prático-teórica sobre a composição
cênica, configurando um trabalho centrado na/o intérprete, tendo como eixo principal
a busca da singularidade vocal como disparadora, formuladora e resultante da cena.
Inspirada numa perspectiva Artístico-Compreensiva, proposta pela professora Sonia
Rangel, busca-se identificar Princípios nos próprios Procedimentos a fim de configurar
o pensamento implícito na realização do trabalho e assim, em seu percurso de
experimentações e por ele convocados, criam-se e ampliam-se as relações com os
aspectos teórico-conceituais. Somam-se como condições desta busca uma reflexão da
autora como atriz e professora em breve diálogo com um registro histórico-crítico
sobre a pesquisa da voz no trabalho da atriz e do ator e, principalmente, sua prática
como pesquisadora do campo específico, com a realização e avaliação crítica de
oficinas-laboratórios e de experimentos-cênicos. Nesse fazer-refletir poético
desvelam-se como unicidade os elementos expressivos da atriz e do ator em busca de
uma linguagem sonora anterior aos vocábulos. Nesta reflexão se estabelece diálogo
principalmente com as ideias de: ARTAUD, Antonin; BACHELARD, Gaston; GROTOWSKI,
Jerzy; JUNG, Carl Gustav; LISPECTOR, Clarice; RANGEL, Sonia Lucia; STANISLAVSKI,
Constantin; e Thecok, Michel. Destacam-se na metodologia os princípios da: Escuta em
Profundidade, Presentificação, Estranhamento Vocal, Íntima Exposição e Autonomia
da Composição. Como resultado da pesquisa em resposta à pergunta-passaporte:
“como a ampliação da consciência da voz integrada aos aspectos corporais-
emocionais-imagéticos da/o intérprete pode colaborar e desembocar (fazer sair pela
boca) processos de criação, encenação e dramaturgia cênica?”, a tese aponta
caminhos artístico-pedagógicos para a investigação vocal da atriz e do ator através da
proposição de exercícios; traz reflexões crítico-criativas, visando contribuir com
profissionais e amadores interessadas/os numa experimentação em práticas visando à
expressão e a singularidade da voz.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAIANE DORDETE STECKERT JACOBS
Interno - 287201 - HEBE ALVES DA SILVA
Interno - 287552 - MERAN MUNIZ DA COSTA VARGENS
Presidente - 286099 - SONIA LUCIA RANGEL
Notícia cadastrada em: 21/08/2020 10:12
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