O BAILE QUE SE RECRIA:
UM ESTUDO SOBRE O ESPETÁCULO BAILE DO MENINO DEUS – TRADIÇÃO POPULAR E CONTEMPORANEIDADE
Palavras-chave: Teatro. Tradição popular. Contemporaneidade. Transculturalidade. Movimento criador
Esta pesquisa se propõe a investigar o espetáculo teatral Baile do Menino Deus, apresentado anualmente desde 2004 na praça do Marco Zero do Recife (PE), na perspectiva das suas conexões criativas atreladas ao diálogo entre a tradição popular e a contemporaneidade. Para tanto, esta tese está estruturada em três capítulos: o primeiro capítulo discorre sobre um breve panorama de alguns dos principais movimentos culturais ocorridos no Recife durante o século XX; já o segundo capítulo é destinado às referências criativas do autor/encenador do espetáculo em questão, trazendo à luz suas memórias de uma infância sertaneja; enquanto o terceiro capítulo apresenta perspectivas do movimento criador do Baile do Menino Deus na dinâmica entre a tradição popular e a contemporaneidade. Nesse sentido, as noções de transfiguração da matéria popular, de transculturalidade, de transcriação, de movimento criador, de tradição e de contemporaneidade, estão entre as mais relevantes do arcabouço teórico deste trabalho. Assim, esta tese anseia contribuir para o desenvolvimento das pesquisas no âmbito das Artes Cênicas, sobretudo para os estudos acerca do teatro que tem como referências criativas as tradições populares.