O ACONTECIMENTO CÊNICO: ENSAIOS DE UMA LINGUAGEM
Palavras-chave: Acontecimento cênico. Teorias da cena. Ontologia da cena. Arte
Contemporânea.
Esta dissertação, trabalho gestado desde o campo das teorias da cena, desenvolve uma
investigação sobre a noção de acontecimento cênico e tem como objetivo contribuir com um
fundamento conceitual para o termo, presente tanto na prática quanto na teoria das artes
cênicas contemporâneas. Atravessa-a, do começo ao fim, um questionamento ontológico
engajado na interseção entre a filosofia e a psicanálise, embora parta e retorne sempre ao
campo da cena. O principal filósofo evocado é Martin Heidegger. Da psicanálise, conta-se
com Jacques Lacan. Tal ontologia do acontecimento cênico funda-se na provocação
heideggeriana de uma “ontologia fundamental”, mas logo parte para uma ontologia crítica
especifica à cena e a esta investigação. Propõe-se então cinco dimensões ontológicas, as quais
seriam teoricamente fundamentais ao acontecimento cênico em-obra: o real, o acontecimento,
a cena, o dispositivo e a fantasia. Tais dimensões são questionadas, fundamentadas
conceitualmente e postas em jogo numa relação estrutural de interdependência. Dentro delas,
o desejo-da-obra também é questionado, principalmente com base nas proposições de Gilles
Deleuze, Félix Guattari e Jacques Lacan. Mas logo este desejo torna-se desejo-além-obra.
Optou-se por um estilo ensaístico, o qual traz, historicamente, permissões de deriva, se bem
que sempre fazendo uso de um olhar crítico-analítico. Apresenta-se, portanto, oito ensaios
crítico-analíticos, nos quais a verticalidade ontológica do aspecto crítico-analítico não anula a
horizontalidade do ensaísmo — pelo contrário, deve potencializá-la. Como o objeto
fundamental é o próprio acontecimento cênico, e como o ensaísmo permite uma deriva
transdisciplinar, há a invocação de tantos filósofos, teóricos e artistas quanto a intensidade da
investigação e do salto ontológico sobre o acontecimento deseje e possa sustentar. Por fim, ao
abrir as dimensões do acontecimento cênico, é o próprio Contemporâneo e a arte produzida
sob a sua égide que resultam postos em suspensão crítico-analítica, se bem que
essencialmente propositiva, já que o acontecimento cênico é tratado como uma linguagem.