Por uma poética do espectador: apontamentos para uma possível drmaturgia do espectador contemporâneo.
Palavras-chave: espectador, teatro, estética, recepção.
RESUMO
RESUMO
Nesta pesquisa pretendo corroborar com os discursos que apontam a figura do espectador como responsável, também, pela concretização do acontecimento cênico. Espero poder inseri-lo no centro de uma conversa que tem como principal questão a descrição e análise de estratégias e/ou procedimentos cênicos que deflagram um convite explicito para participação ativa do espectador na cena. Ou seja, espetáculos e/ou acontecimentos cênicos nos quais o visitante (espectador) é convidado a atuar/performar. Para isso, se faz necessário (re)considerar o lugar desta figura historicamente postulada exterior ao espetáculo, caracterizada pela passividade frente ao objeto artístico, para acentuar uma outra lógica relacional — na qual a obra é um espaço dialógico que permite tanto ao criador enquanto artista quanto ao criador enquanto espectador construir a poética do espetáculo ao qual são cúmplices. Algo que tem se intensificado nas manifestações cênicas contemporâneas, que permitem emergir uma outra estética — a relacional — entre autor e espectador marcada por uma perspectiva horizontalizada do papel de importância destas figuras na concretização do acontecimento cênico. Portanto, interessa aqui investigar processos criativo que permitem uma abertura consciente para a construção de ações performativas em tempo real sob a condição de um ato poético do espectador — que nesta perspectiva pode ser pensado como interator ou interagente.