Coração Selvagem: o relato de si no inventar de uma poética pessoal.
Artes Cênicas; Processos de Criação; Clarice Lispector; Relato de si; Poética Pessoal.
A tese, aqui apresentada, trata-se de uma investigação teórico-prática vinculada a processos de criação nos campos das Artes Cênicas e da Literatura. Propõe-se investigar o relato de si, como ato de criação, num contexto de desenvolvimento do fazer artístico da própria pesquisadora, tendo como disparador as narrativas da personagem Joana do primeiro romance de Clarice Lispector de título Perto do Coração Selvagem(1943). Tal investigação se desenvolve numa escrita performática e ensaística que se entrelaça aos movimentos de criação artística da pesquisadora, atriz e performer que se inscreve na pesquisa. Dissolvem-se as pretensas fronteiras entre obra e autoria, teoria e prática, vida e arte, atriz e personagem, entre outras dicotomias operantes, para ressaltar as contaminações e deslimites que se produzem em processos de criação das artes cênicas em contextos de produção mais contemporâneos. Ao tomar certa centralidade no processo de investigação, Joana impõe ao trabalho uma lógica própria e singular, cujos vetores éticos, políticos e estéticos direcionam-se ao inventar de uma poética pessoal com a qual a artista-pesquisadora irá se confrontando ao longo do percurso de escrita e da produção do trabalho. Além do romance, poesias, imagens e textos acadêmicos são tratados como fontes de referência teórico-práticas de forma a multiplicar as vozes ecoadas na escrita. No contexto de pesquisa em artes, parte-se do pressuposto de que as obras possuem lugar privilegiado na produção de conhecimento sensível. Partindo de um entrelaçamento não-hierárquico entre pesquisadora e objeto de pesquisa, o trabalho se desenvolve em diálogo com elementos autorreferenciais e autobiográficos que buscam abrir espaços de experimentação do próprio sujeito do relato.