Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORAH MAIA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEBORAH MAIA DE LIMA
DATA : 10/10/2019
LOCAL: Sala 10 - Escola de teatro (virtual)

O ENSINO DE DANÇA DE MARIA FUX: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS

María Fux; fundamentos de prática de ensino da dança; concepções do ensino de dança; princípios somáticos.

Esta tese descreve e analisa o ensino da dança de María Fux, segundo ela mesma o desenvolve em seu Centro Creativo de Danza Contemporanea localizado em Buenos Aires. Apesar da notoriedade de María Fux tanto na Argentina, como em diversos países da América do Sul e da Europa, sua prática continua sendo pouco estudada e é conhecida prioritariamente pelo viés de suas obras escritas, que são em sua maioria reflexões pessoais e biográficas (Fux, 1979, 1982). Conhecida pela denominação Danzaterapia, são constantes as divergências a respeito do entendimento sobre essa prática, bem como as diversas compreensões sobre o que ela cumpre, o que nos impulsiona a efetuar um estudo aprofundado, cuja principal questão é a seguinte: Quais são os fundamentos e as práticas de ensino da dança de María Fux? Quatro sub questões foram formuladas: 1) Quais são as concepções que baseiam o ensino da dança de María Fux? 2) Como essas concepções se manifestam em seu ensino da dança? 3) Quais são os conteúdos que estruturam o ensino da dança de María Fux? 4) Quais são os princípios somáticos que emergem do ensino da dança de María Fux?

Este estudo adota o paradigma pós-positivista, que busca interpretar ou compreender um contexto particular de pesquisa (Paillé et Mucchielli, 2016), constituindo-se como pesquisa etnográfica e adotando como postura epistemológica a posição intelectual compreensiva-interpretativa. Este estudo compreende 16 participantes, a própria María Fux que é o sujeito central da pesquisa, e 15 participantes complementares: suas duas colaboradoras, sua assistente, seis de seus alunos, duas mães de seus alunos, dois membros do campo da dança na Argentina e dois integrantes do meio terapêutico. Essa diversidade de sujeitos participantes permitiu a compreensão dos vários aspectos que cercam sua prática do ensino de dança. Como métodos de produção de dados, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, participação observante da pesquisadora e a análise de cinco registros de aulas de María Fux obtidas gravações de vídeo durante os anos de 2014 a 2016. O método de análise adotado para este estudo foi a análise temática, a partir da qual foram geradas três árvores temáticas: Retrato Biográfico de María Fux; Concepções que baseiam o seu ensino de dança e Práticas de ensino de dança de María Fux.

A partir dos resultados obtidos foi possível identificar seis meios pedagógicos utilizados por María Fux: 1) Uso do humor; 2) Uso do imaginário; 3) Identificação do maestro de orquestra; 4) Modelagem de movimento dançado; 5) Organização do espaço para motivar o engajamento do aluno; 6) Criação de um universo sonoro para engajar o aluno na dança. Também foi possível identificar a estruturação das aulas deMaría Fux em 4 momentos-chave: Encontro com os alunos, Ativação no "pequeno espaço", Movimentar-se no "grande espaço", Improvisação para integrar a experiência do movimento dançado. Os valores humanos encontrados nessa prática, e a criatividade original (Chopin, 2015) que ela oferece, colocam em evidência uma contribuição artística e somática no seu modo de ensinar a dança.

Presidente - 102.106.258-80 - ELOISA LEITE DOMENICI - UFRB
Interno - 1560873 - DENISE MARIA BARRETO COUTINHO