Trajeto criativo colaborativo: uma abordagem do teatro performativo na formação de artistas
Artista-docente; Bacharelado em Artes Cênicas; Formação teatral; Processo de Criação; Teatro Performativo
A presente tese discorre sobre uma abordagem para o teatro performativo, denominada trajeto criativo colaborativo, que consiste em uma estratégia para a formação de artistas-estudantes na atualidade e para a atualidade. A pesquisa surge de uma inquietação que pode ser resumida na pergunta: Quais ferramentas e operações artísticas podem auxiliar o artista-docente na condução de trajetos criativos colaborativos que visam experienciar a linguagem teatral performativa? A partir dessa questão inicial, constrói-se a hipótese de que a abordagem proposta para o trajeto criativo colaborativo, com seus olhares de atenção e focos de concentração, se apresenta como uma estratégia, entre outras tantas, para a preparação de futuros artistas teatrais performativos. O foco está em pensar o ato criativo, e não a obra acabada; daí o destaque à noção de formatividade como metodologia de pesquisa. Apresentar-se-ão os pontos de partida que levaram à construção do trajeto criativo colaborativo; o pano de fundo do “pensamento teórico-prático” que envolve o trajeto; bem como a proposta de abordagem para o trajeto criativo colaborativo, organizada e sistematizada para que sirva como estímulo para novas e diferentes apropriações e olhares. Conclui-se que a abordagem apresentada se coloca como uma possibilidade de enfrentamento aos desafios dados para a formação do artista de teatro na atualidade