Banca de QUALIFICAÇÃO: WEBER MIRANDA COOPER NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WEBER MIRANDA COOPER NETO
DATA : 07/05/2024
HORA: 15:00
LOCAL: remota
TÍTULO:

CIRCO IMERSIVO:
UMA INVESTIGAÇÃO REFLEXIVA A PARTIR DE EXPERIMENTAÇÕES EM VÍDEO 360º


PALAVRAS-CHAVES:

arte imersiva; vídeo 360º; artes circenses; processo criativo


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Esta pesquisa busca investigar como o vídeo 360o pode contribuir para a criação de performances circenses imersivas. Estudos demonstram (SILVA, 2009; HENNING, 2018; ANDRADE, 2006; MANDELL, 2016; WALLON, 2009; JURGENS, 2020) que o circo, desde seu surgimento, pode ser considerado como uma arte imersiva, devido aos seus elementos estruturais e estéticos que transportam o espectador para seu ambiente fantástico. Atualmente, as tecnologias digitais são capazes de criar um ambiente virtual, abrindo assim a possibilidade de criar outras formas de imersão no circo. Partindo da prática artística na criação de experimentações circenses em vídeo produzido por câmera 360o, pretende-se verificar os potenciais criativos dessa articulação com o dispositivo e suas limitações para investigar novas formas de imersão do circo na contemporaneidade. Portanto, a escrita intenta ser uma reflexão sobre a imersão no circo a partir desse processo criativo, produzido em primeira pessoa, e de seus achados artísticos e teóricos. A dissertação também aborda, de forma tangencial, alguns aspectos da relação entre artista, obra e espectador em processos dessa natureza. Para pavimentar uma relação imersiva e atual entre artes circenses e o público, é importante entender o modo de produção, exibição e recepção dessa tecnologia no contexto do circo contemporâneo. Ao longo do texto, são apresentados e discutidos trabalhos circenses que se utilizam de tecnologias digitais, assim como meus processos de criação de cinco experimentações circenses produzidas com câmera 360o e seus atravessamentos socioculturais e políticos. O processo criativo foi fundamental tanto para a criação de resultados artísticos quanto para guiar o levantamento das questões implicadas com o objetivo dessa pesquisa. A dissertação está fundamentada nos conceitos de arte imersiva de Oliver Grau (2007), Janet Murray (2003) e Diana Domingues (2004); espectador-participante da Lygia Clark e Hélio Oiticica (1980), mediação tecnológica da Ivani Santana (2006) e contemporaneidade nas artes circenses da Bauke Livens (2008) e Julia Piedade (2018).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.106.858-** - IVANI LUCIA OLIVEIRA DE SANTANA - PUC - SP
Interno - 1809725 - FABIO DAL GALLO
Externa à Instituição - MARIA CAROLINA VASCONCELOS OLIVEIRA - UNESP
Notícia cadastrada em: 17/05/2024 12:15
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