COLETIVO DAS LILITHS: O DESCORTINAMENTO DE NARRATIVAS DE PESSOAS LGBQIAPN+ HISTÓRICAS QUE FORAM SILENCIADAS NO BRASIL:
Um olhar sobre os processos de criação dos espetáculos da Trilogia dos Trópicos
Coletivo das Lilliths, LGBTAPIN, Teatro, Performance.
Esta dissertação em Artes Cênicas traz reflexões acerca dos processos de criação das obras que integram a Trilogia dos Trópicos, projeto desenvolvido e realizado pelo Coletivo Das Liliths no período de 2017 à 2022 e que traz como mote principal o reencontro com narrativas míticas de pessoas LGBTQIAPN+ que foram estrategicamente silenciadas no contexto nacional. Nessa realização coletiva, assumi a condução dos processos criativos e a direção das obras apresentadas o que me possibilitou apontar na escrita deste trabalho considerações acerca dos procedimentos metodológicos aplicados nos processos e relacioná-los com a realidade social e política das artistas dissidentes envolvidas para em seguida identificar quais seriam as contribuições artísticas que a prática Das Liliths podem deixar para novas gerações de artistas interessados em reencontrar com narrativas LGBTQIAPN+ silenciadas por intermédio das artes da cena. No transcorrer do trabalho reencontro com memórias e lembranças relacionadas aos processos e que são fundadas em contextos coletivos com o intuito de compartilhar com a pessoa leitora as inquietações de um encenador que desenvolveu maneiras de realização na medida que realizava os processos e as obras. Este trabalho também é uma investigação interessada nos indícios e pistas deixados pelo conhecimento produzido nas salas de ensaio, nos bastidores.