Mercados da dança: Perspectivas críticas, teóricas e práticas para o ensino de gestão e
produção na formação em dança no ensino superior brasileiro
Inserida em contextos culturais diversos, a dança emerge como uma possibilidade de ressignficação da experiência subjetiva individual sob a forma de produtos, bens, serviços e projetos artísticos. Para prover as condições estruturais necessárias para efetiva produção e difusão, artistas e demais fazedores/as de dança experimentam os desafios impostos por uma dinâmica macroestrutural pautada no mercado enquanto lógica de construção coletiva e compartilhada de valores e sentidos que caracterizam a cultura. Diante disso, esta pesquisa explora as concepções e abordagens teóricas acerca da construção e desenvolvimento dos mercados elaboradas pelos Estudos de Mercado Construtivistas, EMC, com o intuito de oferecer subsídios didáticos para os componentes curriculares que visam o ensino de produção e gestão em arte nos cursos superiores de formação em Dança no Brasil. O texto evidencia a necessidade de atualização dos conteúdos que constituem os componentes mencionados anteriormente e, para tanto, utiliza em sua base de discussão e formulação acadêmica especialmente os autores Paulo Henrique Montagnana, Vicente Leme, Daniel Carvalho de Rezende, Johan Hagberg, Kate J. Mason, Michel Callon, Hans Kjellberg, Koray Çaliskan, Luis Araujo, Néstor Canclini, além de outras relevantes contribuições. Por fim, está organizado um conjunto de exercícios para aplicação em sala de aula que, apesar da amplitude do universo da produção e gestão, pretende oferecer um sólido conhecimento teórico-prático como instrumento de trabalho coerente à atividade profissional da dança na realidade brasileira com enfoque no mercado.