Banca de DEFESA: VERA SOLANGE PIRES GOMES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VERA SOLANGE PIRES GOMES DE SOUSA
DATA : 05/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Via Videoconferência
TÍTULO:

CORPALAVADEIRA: UMA PÓETICA DO CORAÇÃO



PALAVRAS-CHAVES:

Amazônia; Performance; Corpa; Políticas Públicas e Corpalavadeira


PÁGINAS: 120
RESUMO:
“Corpalavadeira: Uma poética do coração” é uma poética de doutorado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia-PPGAC/UFBA, na linha de pesquisa Corporeidades e interfaces: Somática, Performatividade e Artes Digitais. Sua corpa investigativa está centrada no “Ritual de Lavadeiras” e suas histórias de vida conectadas ao trajeto de vida e arte da pesquisadora amazônida. É por este repertório cultural da Amazônia Paraense que todo o processo de constituição da performer-atriz como uma geografia viva é banhado, implicado. Por tudo isto, o trabalho percorre uma trajetória para além de “sujeito de pesquisa” tendo a imagem e a força da lavadeira, não apenas como categoria de estudo, mas como gênese da criação de subjetivações outras investigadas e expressas pelo Grupo INcorpoRe. Performar junto ao chão das ruas da periferia de Icoaraci/PA está sendo consolidada desde o início da pesquisa como uma identidade poética singular e atual, de modo a garantir, de fato e de direito, intervenções culturais no cotidiano da cidade. A corpalavadeira forma sua teia de significados como um plano de resistência, não apenas para o distrito de Icoaraci, mas sim, no dialogar do entre – cidadania-florestania - como uma poética pública insurgente que inibe, rompe, agride padrões e comportamentos que impõe regras e normatizações para a corpa. Os caminhos investigativos desta temática debruçam-se em três pontos fundamentais: sujeita, objeto e relação sujeita-objeto-mundo inspirados na iconografia como metodologia (Jung, 2008) e para estabelecer relações teóricas de análise utilizei conceitos de Geertz (1997), Schechner (2003), Freire (1987), Boal (1997) e Santos (2020). Desse modo, encaminho-me pelo viés da prática como pesquisa (Fernandes, 2012), e tenho a corpalavadeira como protagonista da pesquisa numa poética do coração (Hillman 2010). A clareira social como metodologia constituída para esta pesquisa se deu em três princípios metodológicos adotados pelas rodas de conversa, subdivididas em ‘corpo-prosa’, ‘corpo-alumia’ e ‘corpo-memória’, o segundo princípio está pautado na colaboratividade/cooperatividade e o terceiro princípio é mais significativo designa-se ao princípio de cidadania-florestania além de elencar a ‘butuca’ e as ‘fotografias’ que fazem parte da poética do processo criativo.

MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA KARINE JANSEN DE AMORIM - UFPA
Interna - 1220052 - CIANE FERNANDES
Externo à Instituição - JOSÉ DENIS DE OLIVEIRA BEZERRA
Presidente - 2091873 - LEONARDO JOSE SEBIANE SERRANO
Externo à Instituição - MARCELO SOUSA BRITO
Externo à Instituição - SALOMÃO ANTÔNIO MUFARREJ HAGE
Notícia cadastrada em: 22/11/2023 14:43
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