Banca de DEFESA: LEONARDO BARBOSA CERQUEIRA DUARTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO BARBOSA CERQUEIRA DUARTE
DATA : 17/11/2023
HORA: 09:30
LOCAL: PAF 4
TÍTULO:

A ENGRENAGEM DA LARANJA:

A PRESENÇA DO PERSONAGEM ALEX NO FILME LARANJA MECÂNICA, DE STANLEY KUBRICK

 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Personagem; Dramaturgia; Kubrick; Cinema.


 


PÁGINAS: 122
RESUMO:

RESUMO

 

 

Esta pesquisa propõe-se a investigar a presença do personagem Alex no filme Laranja Mecânica (1971), produzido e dirigido pelo cineasta norte-americano Stanley Kubrick a partir da adaptação da obra literária homônima do escritor britânico Anthony Burgess. A intenção desta dissertação é que, a partir da análise do elemento central da ação dramática, a personagem, ela permita um entendimento da poética dramatúrgica do cineasta, roteirista dos seus próprios filmes, todos adaptados de obras literárias.

Dado a envergadura do objeto pesquisado, foram acionadas fontes teóricas de campos diversos e não somente a teoria do drama e os estudos sobre a personagem de ficção. Foram utilizadas também a teoria do Cinema, fontes biográficas sobre o diretor, e noções da área da Sociologia, da Psicologia, da Filosofia e História. O propósito foi o de substanciar o trabalho numa abordagem que fizesse jus à sofisticada e complexa obra de Kubrick, e que proporcionasse também um olhar enriquecedor além do recorte feito. Entre os autores utilizados para a abordagem do personagem (no teatro e no cinema) estão: Anatol Rosenfeld, Doc Comparato, Eric Bentley, Michel Ciment, Peter Szondi, Renata Pallottini, Syd Field, entre outros. E, de modo complementar, esta análise será contextualizada histórica e socialmente com o suporte teórico de David Harvey, Guy Debord, Margot Berthold, Michel Foucault, Theodor Adorno, Walter Benjamin, entre outros.

Ao longo dos três capítulos que compõem este trabalho, buscou-se descortinar a obra deste cineasta, em seus aspectos conceituais (sempre apoiados nos seus contextos histórico-sociais) como também em seus aspectos plásticos e formais, estes, resultantes do processamento daqueles, já que, no cinema, forma e conteúdo estão indissociavelmente imbricados. Ressalta-se que o ponto focal e “pivô” do estudo é o personagem Alex, possivelmente o mais icônico dentre os filmes do diretor. Acreditou-se aqui que escrutinar o percurso do personagem e a sua movimentação por todo o filme permitiria lançar uma luz sobre o seu pano de fundo, a enigmática e fascinante linguagem artística de Stanley Kubrick.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3150074 - RODRIGO MORAIS LEITE
Interno - 2168348 - PAULO HENRIQUE CORREIA ALCANTARA
Externo à Instituição - ALISSON GUTEMBERG DA SILVA SOUZA
Notícia cadastrada em: 21/11/2023 13:48
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA