A ENGRENAGEM DA LARANJA:
A PRESENÇA DO PERSONAGEM ALEX NO FILME LARANJA MECÂNICA, DE STANLEY KUBRICK
Palavras-chave: Personagem; Dramaturgia; Kubrick; Cinema.
RESUMO
Esta pesquisa propõe-se a investigar a presença do personagem Alex no filme Laranja Mecânica (1971), produzido e dirigido pelo cineasta norte-americano Stanley Kubrick a partir da adaptação da obra literária homônima do escritor britânico Anthony Burgess. A intenção desta dissertação é que, a partir da análise do elemento central da ação dramática, a personagem, ela permita um entendimento da poética dramatúrgica do cineasta, roteirista dos seus próprios filmes, todos adaptados de obras literárias.
Dado a envergadura do objeto pesquisado, foram acionadas fontes teóricas de campos diversos e não somente a teoria do drama e os estudos sobre a personagem de ficção. Foram utilizadas também a teoria do Cinema, fontes biográficas sobre o diretor, e noções da área da Sociologia, da Psicologia, da Filosofia e História. O propósito foi o de substanciar o trabalho numa abordagem que fizesse jus à sofisticada e complexa obra de Kubrick, e que proporcionasse também um olhar enriquecedor além do recorte feito. Entre os autores utilizados para a abordagem do personagem (no teatro e no cinema) estão: Anatol Rosenfeld, Doc Comparato, Eric Bentley, Michel Ciment, Peter Szondi, Renata Pallottini, Syd Field, entre outros. E, de modo complementar, esta análise será contextualizada histórica e socialmente com o suporte teórico de David Harvey, Guy Debord, Margot Berthold, Michel Foucault, Theodor Adorno, Walter Benjamin, entre outros.
Ao longo dos três capítulos que compõem este trabalho, buscou-se descortinar a obra deste cineasta, em seus aspectos conceituais (sempre apoiados nos seus contextos histórico-sociais) como também em seus aspectos plásticos e formais, estes, resultantes do processamento daqueles, já que, no cinema, forma e conteúdo estão indissociavelmente imbricados. Ressalta-se que o ponto focal e “pivô” do estudo é o personagem Alex, possivelmente o mais icônico dentre os filmes do diretor. Acreditou-se aqui que escrutinar o percurso do personagem e a sua movimentação por todo o filme permitiria lançar uma luz sobre o seu pano de fundo, a enigmática e fascinante linguagem artística de Stanley Kubrick.