Banca de DEFESA: AROLDO SANTOS FERNANDES JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AROLDO SANTOS FERNANDES JUNIOR
DATA : 16/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Salvador
TÍTULO:

TIJOLOS, AFETO E PERFORMATIVIDADE CUIER NA INTERNET:
Corpos dissidentes e as dramaturgias da precariedade em devir


PALAVRAS-CHAVES:

 

Precariedade; Devir; Corpos Dissidentes; Dramaturgia;
YouTube.


PÁGINAS: 239
RESUMO:

A presente pesquisa tem o YouTube enquanto espaço que nos permite pensar sobre a
importância na criação e na reformulação de valores. Assim, a investigação dos
efeitos, narrativas e discursos que são gerados pela produção de videoperformances
cuiers, pautada na cultura de fãs e postada nesse ambiente midiático se reivindica de
uma possível “Dramaturgia da precariedade em Devir”, sempre atualizada por
referenciais afetivos e performativos e suas consequentes articulações no contexto da
internet. Os artistas escolhidos para este estudo são Saullo Berck, da cidade de
Barbalha (CE) e Royce Cherdan Lee da cidade de Cebu (Filipinas). Observa-se em
suas videoperformances questões relativas à Imagem; ao Corpo; aos Afetos; ao Topos
e à percepção das conexões entre visibilidade representacional e poder político.
Ambos os artistas têm uma vasta produção que se redimensiona constantemente.
Eles trabalham com o improviso para criar suas videoperformances e fazem uso
daquilo que dispõem em suas casas, no estilo do it yourself (faça você mesmo!) já tão
consagrado enquanto prática no YouTube. Os vídeos de Saullo Berck e do Royce
Cherdan Lee demonstram o envolvimento afetivo, emocional e habitual das narrativas
da cultura pop com seu público-alvo. As metodologias que orientam essa pesquisa são
duas, a saber: a Etnografia virtual, levando em consideração a plataforma de
compartilhamento YouTube, enquanto ambiente em que estão veiculadas as
videoperformances. A Autoetnografia e a Escrita Performativa enquanto
procedimentos de escrita da tese, que põem o pesquisador em autoavaliação de suas
experiências evocando mundos de memória, prazer e sensações para operar
metaforicamente e então observar o campo estudado. Nesse sentido, a Escrita
Performativa possibilita entender texto escrito também como cena, como performance.
Com esse pensamento metodológico essa pesquisa é feita a partir de uma abordagem
interpretativa e qualitativa do trabalho dos youtubers visando à produção de
conhecimento em Artes Cênicas a partir de quatro categorias conceituais, são elas:
Corpo, Afeto, Topos e Ação. Observa-se que a pesquisa interpretativa é fundamental
para perceber esses produtos artísticos e suas especificidades, assim o horizonte
teórico se organiza na tentativa de contribuir e guiar para que todas as informações
que se fizerem necessárias durante o processo articulem-se a partir de uma realidade
complexa, sedutora, veloz, atrativa e sejam confrontadas e apresentadas agregando
conhecimento ao campo de estudos das Artes Cênicas.
PALAVRAS-


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1348097 - ANTONIA PEREIRA BEZERRA
Interno - 2091873 - LEONARDO JOSE SEBIANE SERRANO
Externo à Instituição - ALBERTO FERREIRA DA ROCHA JUNIOR - UFSJ
Externa à Instituição - IARA CERQUEIRA LINHARES DE ALBUQUERQUE - UESB
Externo à Instituição - WILTON GARCIA SOBRINHO
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 11:53
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