A VOZ DESEJANTE:TRILHAS E PISTAS PARA UMA PEDAGOGIA DA VOZ
Voz. Pedagogia da voz. Práticas vocais. Teatro contemporâneo.
Esta pesquisa delineia uma proposta de pedagogia vocal teórico-prática entrelaçada com a experiência docente e teatral da autora desde seu bacharelado em Artes Cênicas até seu desenvolvimento e refinamento como condutora de práticas vocais, abrangendo 13 anos de experiências em voz. Também é alicerçada com os saberes da dança, da música e da educação somática, assim como da filosofia, tecendo o que se denomina na tese “voz desejante”. Diante disso, apresenta-se a criação, o desenvolvimento e análises de práticas realizadas em sala de ensaio ocorridas em 2019 durante estágio docente ao longo da disciplina Laboratório de Criação da Universidade Federal da Bahia, assim como oficinas realizadas em parceria com o Teatro Vila Velha entre 2019 e 2022. A hipótese é a de que, devido à multiplicidade e à diversidade das linguagens artísticas encontradas na cena contemporânea, o intérprete trabalha nos limites de seu próprio ser, o que exige outros modos de acionamento e de escuta por parte deste, revelando práticas que abrangem criativamente seu corpo físico e sensório. Diante disso, esta tese apresenta os pilares, os aspectos gerais, a poética, assim como a estrutura metodológica de tal prática vocal, objetivando potencializar a percepção e a sensibilidade do intérprete no contexto que a cena teatral contemporânea exige. Tal percurso revela a voz como ato de dança, reverberando a unicidade dos indivíduos e apresentando-se como ato enunciativo.