FARAIMORÁ: UMA POÉTICA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE TEATRO NEGRO
A ideia desta pesquisa é a criação de uma proposta didático-metodológica do ensino de Teatro, fundamentado nas culturas negras (teatro negro). Para tanto, o principal objetivo é elaborar um conjunto de jogos, o Guia Faraimorá, inspirados no universo simbólico e gestual dos orixás, nos gestos icônicos de indivíduos e grupos políticos (movimentos) negros, bem como na Árvore do Esquecimento, A Porta do Não Retorno (monumentos erguidos na cidade de Ouidah-Benin) e o Cosmograma Bakongo da (cosmologia Bantu), tomados de empréstimo das culturas africanas. A proposta é dirigida a docentes e aspirantes ao ensino de Teatro e visa produzir material didático-pedagógico para o ensino de artes cênicas, inspirado no teatro negro. Esperase que esta pesquisa possa juntar-se a outras produções acadêmicas, de natureza antirracista, nas Artes Cênicas, de modo a contribuir com a diminuição da lacuna de abordagens pedagógicas em teatro com enfoque em cosmovisões e experiências das culturas negras nos currículos. A abordagem metodológica desta pesquisa é qualitativa e se dá no âmbito da pedagogia do Teatro e da pesquisa em Artes Cênicas. De caráter descritivo e reflexivo, este estudo teórico propõe um resultado material e original: o Manual (Guia). Como fundamentação teórica, será utilizada a pesquisa bibliográfica em fontes secundárias e reflexões oriundas de minha prática enquanto professora de teatro e atriz de teatro negro. As principais referências teóricas deste estudo são: Leda Maria Martins, Julio Moracen Naranjo, Kabengele Munanga, Evani Tavares Lima, Nilma Lino Gomes, Sandra Haydée Petit, Inaicyra Falcão dos Santos, Beatriz Nascimento e Abdias do Nascimento. Os conceitos que orientam a proposta aqui apresentada são: Ancestralidade, Identidade e Cidadania.