Banca de DEFESA: MICHELLE CRISTINE ASSIS COUTO

DISCENTE : MICHELLE CRISTINE ASSIS COUTO
DATA : 14/07/2023
LOCAL: Escola de Teatro

TEATRO DO OPRIMIDO E PERSPECTIVAS DO CUIDADO.

Teatro do Oprimido, Cuidado, Estética do Cuidado.

A presente pesquisa se dedica a perquirir o sentido político do Cuidado e a sua relação com o Teatro do Oprimido. Entre os objetivos elencados para tal próposito traçam-se: a elaboração de uma análise sobre o olhar perpetrado por Augusto Boal aos corpos mais vulnerabilizados, um estudo sobre o preceito ético norteador constante na árvore do Teatro do Oprimido em correlação dialógica com a vertente da Ética do Cuidado em Joan Tronto, além da pesquisa estética por um espaço situado nessa ordem de idéias. Nesse sentido, aspira-se confirmar a hipotese de que o Teatro do Oprimido corresponde a um campo privilegiado de cultivo do Cuidado. Para tanto, examinam-se algumas notas conceituais pertinentes ao assunto, especialmente condizentes as suas gêneses mítica, semântica, filológica, jurídica, categórica, além do cotejo de vozes que representam um pensamento decolonial. Quanto aos métodos adotados, figuram o qualitativo além de um procedimento investigativo de índole estética cujos disparadores para instalação de uma ascese derivam dos jogos e exercícios do Teatro Fórum e Imagem e aparelham os individuos a promover suas próprias produções em condição de protagonismo. Posteriormente, pugnando por uma verdadeira reinvidicação de uma Poética, reforçam-se os argumentos levantados, a partir da proposição de outros tantos experimentos artísticos e pedagógicos, provocados pelas mais diversas vozes que reafirmam o Teatro do Oprimido como um espaço do Cuidado nas VIII e IX Jornadas do Oprimido e Universidade. Para ao final refletir sobre uma curingagem do cuidado à luz da experiencia das Jornadas jurídicas em Teatro do Oprimido.

Presidente - 1348097 - ANTONIA PEREIRA BEZERRA
Externo à Instituição - César Augusto Paro