O TEATRO E O ENSINO DE LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Literatura. Leitura dramática. Performance. Recepção. Trans/interdisciplinaridade.
Esta tese propõe investigar como a articulação entre literatura e teatro, fundada
na relação interartística, potencializa a formação do leitor, visto que o teatro
está presente em cada performance, onde se manifesta e suscita uma reação
estética, que, a partir do processo de recepção pela leitura dramática, o sujeito
leitor se humaniza por meio das vias sensíveis, constrói seu conhecimento e
amplia o seu horizonte de expectativas. Dessa forma, traremos contribuições
no campo da recepção textual e da trans/interdisciplinariedade de forma a
intensificar a leitura crítica. É profícuo também refletir sobre as relações
construídas entre a literatura, o teatro e o capital cultural dentro das situações
comunicativas, além de problematizar como essa relação pode modelar a
subjetividade do indivíduo social e histórico. Neste contexto, focaremos a
pesquisa nas seguintes perguntas norteadoras: como o teatro nas aulas de
literatura – pela via da sensibilidade e da experiência estética – pode modificar
a formação do leitor em múltiplas dimensões? Pretendemos apresentar uma
reflexão sobre o ensino de literatura nas aulas de língua portuguesa.