Banca de DEFESA: ARILMA DE SOUSA SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARILMA DE SOUSA SOARES
DATA : 02/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Via Videoconferência
TÍTULO:

Corpo e negritude: Ações antirracistas de professores/as das
Artes;


PALAVRAS-CHAVES:

ANTIRRACISMO; ARTES; EDUCAÇÃO BÁSICA; LEI 10.639/03;
NEGRITUDE.


PÁGINAS: 330
RESUMO:

A tese apresenta os trajetos epistêmicos artísticos e pedagógicos percorridos e
sistematizados por professores/as negros/as, dando visibilidade e protagonismo a suas
práxis. A pesquisa objetivou investigar processos envolvendo as Artes e o trabalho do
profissional desta área de conhecimento no contexto escolar, com propósito e
compromisso com uma educação antirracista, tendo o corpo negro na centralidade
desse estudo. Dois desafios se imbricam, neste sentido: ensinar artes e abordar
relações étnico-raciais, pois sabemos que o racismo existe nesse contexto, de forma
velada, fator que prejudica o avanço educacional de estudantes negros/as, bem como
afeta o trabalho destes profissionais, ainda que amparados pela Lei 10.639/03. A
pesquisa apresenta a experiência de “professores engajados” (hooks, 2013) com a
causa antirracista, sendo atores sociais, protagonistas implicados na construção da sua
práxis, que partem das suas “bacias semânticas” (MACEDO, 2012). Entrevistamos seis
professores negros/as vinculados à rede de pública de ensino, municipal e estadual,
para se posicionar sobre representatividade, negritude, empoderamento negro e
estratégias de combate/enfrentamento ao racismo, confluindo suas narrativas com
outros pesquisadores negros/as e epistemologias já elaboradas em prol de uma
educação equânime. A inspiração parte da minha trajetória pessoal como Artivista negra
e tem propósito “contracolonizador”, como sugere, Antônio Bispo dos Santos, no sentido
de avaliar o quanto a instituição escolar mantem uma estrutura colonizadora. Como
resultado, encontramos práticas exitosas e caminhos que denotam afirmação,
posicionamento político e Artivismo, cabendo também a revisão do currículo escolar, por
isso a ideia de “denegrir” os saberes ocidentais, no sentido positivo da palavra, e
avançar no aprofundamento dos saberes étnico-raciais, aumentando o sentimento de
pertencimento e o protagonismo, compreendendo a intersecção que atravessa cada
professor/a no seu contexto cultural e sociodemográfico.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2567515 - CELIDA SALUME MENDONCA
Presidente - ***.106.258-** - ELOISA LEITE DOMENICI - UFRB
Externo à Instituição - MARIA DE NAZARÉ MOTA DE LIMA - UNEB
Externa à Instituição - SANDRA HAYDÉE PETIT - UFC
Interno - ***.587.605-** - TÁSSIO FERREIRA SANTANA - UFBA
Notícia cadastrada em: 28/04/2023 11:20
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA