Ensaios sobre epistemologia em dança: La Bête como metáfora epistemo-metodológica para a pesquisa em arte/dança.
epistemologia; arte; dança; decolonial; ecologia de saberes.
A tese se desenvolve ao longo de três ensaios teóricos com envolvimento prático, experiencial, para refletir acerca de possíveis apontamentos para o campo da epistemologia em dança. A partir da experiência do autor com a obra La Bête, de Wagner Schwartz e os acontecimentos políticos e culturais no Brasil a partir da exposição desse trabalho em 2017, tece-se (e tese-se) reflexões filosóficas, científicas e performativas acerca da pesquisa acadêmica e artística em dança. A perspectiva teórica ancora-se nas epistemologias do sul e em epistemologias contemporâneas afins ao decolonialismo e à revisão histórica e sociológica acerca do conhecimento ocidentalizado. A tese apresenta metáforas epistemo-metodológicas para dialogar com o processo de transição paradigmática do conhecimento ocidentalizado, com foco em um futuro epistemicamente mais democrático, inclusivo e anticolonial, na qual territórios, subjetividades, saberes e epistemes historicamente marginalizadas e negadas pelo sistema dominante possam ter um tratamento mais adequado em espaços de poder/saber como a universidade brasileira.