TIJOLOS, AFETO E PERFORMATIVIDADE QUEER NA INTERNET:
Corpos dissidentes e suas dramaturgias precárias em devir
Precariedade; Devir; Corpos Dissidentes; Dramaturgia; YouTube.
A presente pesquisa tem o YouTube enquanto espaço que nos permite pensar sobre a importância na criação e na reformulação de valores e sentidos. Assim, a investigação dos sentidos, narrativas e discursos que são gerados pela produção de videoperformances Cuiers, pautada na cultura de fãs e postada nesse ambiente midiático se reivindica de uma possível “Dramaturgia do Devir”, sempre atualizada por referenciais afetivos e performativos e suas consequentes articulações no contexto da internet. Os artistas escolhidos para este estudo são Saullo Berck de Barbalha (CE) e Royce Cherdan Lee de Cebu (Filipinas). Observa-se em suas videoperformances questões relativas à Imagem; ao Corpo; aos Afetos; ao Topos e à percepção das conexões entre visibilidade representacional e poder político. Ambos os artistas têm uma vasta produção que se redimensiona constantemente. Eles trabalham com o improviso para criar suas videoperformances e fazem uso daquilo que dispõem em suas casas, no estilo do it yourself (faça você mesmo!) já tão consagrado enquanto prática no YouTube. Os vídeos de Saullo Berck e do Royce Cherdan Lee demonstram o envolvimento afetivo, emocional e habitual das narrativas da cultura pop com seu público alvo. As metodologias que orientam essa pesquisa são duas, a saber: a Etnografia virtual, levando em consideração a plataforma de compartilhamento YouTube, enquanto ambiente em que estão veiculadas as videoperformances. A Autoetnografia e a Escrita Performativa enquanto procedimentos de escrita da tese, que põem o pesquisador em autoavaliação de suas experiências evocando mundos de memória, prazer e sensações para operar metaforicamente e então observar o campo estudado. Nesse sentido, a Escrita Performativa possibilita entender texto escrito também como cena, como performance. Com esse pensamento metodológico essa pesquisa é feita a partir de uma abordagem interpretativa e qualitativa do trabalho dos youtubers visando à produção de conhecimento em Artes Cênicas a partir de quatro categorias conceituais, são elas: Corpo, Afeto, Topos, e Ação. Observa-se que a pesquisa interpretativa é fundamental para perceber esses produtos artísticos e suas especificidades, assim o horizonte teórico com autores como: KATZ e GREINER; MUÑOZ; AGAMBEN; DIDI-HUBERMAM; LEPECKI; DELEUZE dentre outros, se organiza na tentativa de contribuir e guiar para que todas as informações que se fizerem necessárias durante o processo articulem-se a partir de uma realidade complexa, sedutora, veloz, atrativa e sejam confrontadas e apresentadas agregando conhecimento ao campo de estudos das Artes Cênicas.