A TRAJETÓRIA DO OBJETO NA ENCENAÇÃO TEATRAL: DO COTIDIANO À EPIFANIA DA CENA
Palavras-chave: Objetos cênicos. Objetos. Teatro. Semiologia. Fenomenologia. Performatividade. Visualidades da cena.
A pesquisa propõe uma investigação do objeto inserido na cena teatral adotando-se como perspectiva focal as noções da semiologia e da fenomenologia. A partir da revisitação da crônica dos objetos materiais ao longo da sua historiografia, transpassando por conceitos e fundamentos teóricos dos estudos da teatralidade, da performatividade, do teatro, junto a exemplos de encenações e encenadores/as, com recorte especial na cena moderna, propõe-se uma reflexão da operação deles dentro do evento cênico, em seus mais variáveis aspectos, levando-se em consideração sua intrínseca relação com os demais elementos que constituem e fortalecem a encenação contemporânea. Tomou-se como hipótese que o objeto sempre operou desde os seus primórdios, atuando efetivamente desde a esfera pré-teatral, posteriormente no domínio da cena, principalmente ao longo do século XX, para a validação efetiva de diversas teorias, procedimentos, pensamentos e conceitos teatrais, fortalecendo como matéria cênica a encenação moderna e contemporânea - seus/suas encenadores/as, dramaturgos/as e pesquisadores/as – com uma implicação direta para estes estabelecimentos. Busca-se ainda, a partir de um enfoque atual reconhecer o “objeto cênico” como agente ativo da encenação ou, mais, como ferramenta base da “escritura cênica” em algumas manifestações teatrais contemporâneas. Assim, o estudo aponta para um soerguimento conceitual do objeto cênico, reavaliando o seu “papel de coadjuvante”, com a intenção de instaurar novos debates no âmbito do teatro, sobretudo para os conteúdos acerca dos elementos visuais compósitos da cena.