Banca de DEFESA: EDUARDO PEREIRA FRANCISCO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDUARDO PEREIRA FRANCISCO
DATA : 30/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: por Videoconferência
TÍTULO:

Por uma ecologia de saberes localizados: uma investigação sobre a relação poder-saber em relatos de si de pessoas LGBTQIA+ no YouTube


PALAVRAS-CHAVES:

YouTube; enunciado; saberes localizados; ecologia de saberes; gênero e sexualidade


PÁGINAS: 395
RESUMO:

Essa tese investiga a emergência de objetos discursivos assim como as relações de poder-saber presentes nessas construções discursivas na dispersão de enunciados em vídeos sobre sexualidade e gênero produzidos por pessoas que se identificam socialmente como LGBTQIA+ no YouTube. O corpus de análise é composto por um conjunto de 30 vídeos publicados em 10 canais da plataforma, selecionados após pesquisa exploratória. A investigação é impulsionada pela hipótese de que esses vídeos: 1) se conformam em uma modalidade enunciativa enredada pela relação de poder-saber pedagógica entre youtuber e público, e pela participação ativa da plataforma através de seus recursos de produção audiovisual, de interação e de modulação algorítmica; 2) mobilizam um conjunto de objetos discursivos construídos a partir de uma relação de poder-saber entre relatos de si baseados em vivências dessas pessoas em tensão com discursos hegemônicos sobre sexualidade e gênero. O YouTube é escolhido como objeto de estudo por ser uma das plataformas digitais mais populares e relevantes da atualidade. Procuramos, então, demonstrar a importância social, política e epistemológica dos saberes sobre sexualidade e gênero que circulam a partir desses enunciados, assim como que relações de poder-saber que se materializam neles. Nosso marco teórico é fundamentado em três referências: a noção de saberes dominados, presente na genealogia de Michel Foucault; a ideia de saberes localizados, defendida na epistemologia feminista de Donna Haraway; e o conceito de ecologia de saberes, presente na perspectiva decolonial de Boaventura Sousa Santos. Ademais, procuramos, através da revisão bibliográfica, apresentar e descrever o campo enunciativo materializado na plataforma YouTube, abordando sua dimensão cultural e localizando-a no contexto tecnopolítico contemporâneo. Metodologicamente, elaboramos operadores de análise com base em conceitos de Michel Foucault: enunciado, modalidade enunciativa, objeto discursivo, poder-saber. Como resultado, apresentamos o Relato de si de pessoas LGBTQIA+ como uma modalidade enunciativa marcada por relações de poder-saber pedagógica, de aconselhamento e de confidência entre youtuber e público, e também identificamos um conjunto de objetos discursivos que emergem na análise dos enunciados estudados, distribuídos em três categorias inspiradas na proposta de Patricia Hill Collins: Autodefinição e autoavaliação (Intersexualidade; Lesbianidade; Não-binaridade; Transgeneridade); Natureza interligada da opressão (Aceitação; Afetos e padrões de beleza; Heteronormatividade; HIV e Relação Médico-Paciente; LGBTQIA+fobia; Relação com o corpo); Importância da cultura de pessoas LGBTQIA+ (Ativismo; Comunidade LGBTQIA+; Orgulho; Representatividade; Transição).


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FERNANDA ARIANE SILVA CARRERA - UFRJ
Presidente - 1526841 - LEONOR GRACIELA NATANSOHN
Externo à Instituição - NILTON MILANEZ - UEFS
Externo à Instituição - RAFAEL DO NASCIMENTO GROHMANN - Unisinos
Externo à Instituição - SERGIO RODRIGO DA SILVA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 29/06/2022 11:01
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