A QUESTÃO RACIAL E O DISCURSO PUBLICITÁRIO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA (2007, 2014 E 2019)
Mediatização, Publicidade, Posicionamento Discursivo, Combate ao Racismo, Enunciação, Governo do Estado da Bahia.
Nesta pesquisa, nos propomos examinar as estratégias discursivas empregadas em três campanhas publicitárias do Governo do Estado da Bahia, sendo elas: “Pela primeira vez na Bahia o enfrentamento das desigualdades raciais e de gênero é prioridade”, de 2007, no contexto de fundação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia; a campanha “Estatuto da Igualdade Racial. Conheça e garanta os seus direitos”, em 2014, na ocasião da sanção da Lei nº 13.182/14, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, ambas do governo de Jaques Wagner (PT); e a campanha “Todas as vozes contra o racismo. Todas as leis contra os racistas”, de 2019, no governo de Rui Costa (PT). Para isso foram resgatados dados pertinentes às questões raciais no Brasil em seu contexto político-social no período contemporâneo às campanhas analisadas. Nesta perspectiva, o modelo de análise proposto neste estudo foi orientado pela Análise do Discurso e empregou duas principais abordagens metodológicas: a primeira, consistiu-se em analisar a imagem publicitária e seus signos, utilizando as concepções de Barthes (1964); a segunda, buscou investigar as marcas do posicionamento discursivo utilizado pelo enunciador para estabelecer vínculos com o co-enunciador e analisar como a enunciação participa da constituição deste discurso, conforme proposto por Ferreira (2006). Os resultados desta análise confirmam a importância da Comunicação, em geral, e da publicidade, em especial, para a produção de sentidos nos debates sobre as políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial e de como as dinâmicas sociais e políticas interferem na constituição dos discursos institucionais sobre a questão.