Banca de DEFESA: PRISCILA SANTIAGO SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA SANTIAGO SOUSA
DATA : 10/12/2021
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Da  Internet  para  as  livrarias:  as  trajerórias  de  escritoras  de  fanfics rumo  ao  mercado  editorial. 


PALAVRAS-CHAVES:

Fanfics. Cultura  de  fãs.  Trajetórias sociais. Mercado editorial. 


PÁGINAS: 172
RESUMO:

Esta  dissertação  propõe  um  estudo  acerca  das  motivações  e  estratégias  que  escritoras  de fanfics  que  querem  ser  publicadas  profissionalmente  utilizam  para  ingressar  no  mercado editorial  no  Brasil.  Para  ilustrar  este  fenômeno,  fez-se  necessário  construir  um  passeio  pelas trajetórias  sociais  de  três  autoras  brasileiras  de  romances  seriados  que  iniciaram  suas  carreiras escrevendo  fanfics  na  Internet,  são  elas:  Carolinha  Munhóz,  Babi  Dewet  e  Ray  Tavares.  A inquietação  que  iniciou  o  processo  desta  pesquisa  foi  a  percepção  de  que  a  fanfic  hoje  deixou de  ser  apenas  uma  história  criada  por  fã  baseada  em  outro  produto  da  cultura  popular  e  sim um  subgênero  literário  construído  na  Internet,  ou  seja,  um  formato  específico  de  produzir  e consumir  narrativas  sentimentais  seriadas,  e  que  escritoras  estão  utilizando  esse  espaço  como mecanismo  de  praticar  a  escrita  para  realizar  o  desejo  de  publicar  profissionalmente  os  seus livros.  Nesse  contexto,  busca-se  compreender  como  o  fandom  contribui  para  a  criação  e desenvolvimento  de  habilidades  de  fãs  produtores  da  ficção  literária  e  como  isso  se  desdobra em  possíveis  carreiras  no  mercado  literário  brasileiro  e  em  outros  associados,  como  a  ficção seriada  para  televisão  e  Internet.  O  objetivo  da  análise  de  trajetórias  das  escritoras selecionadas por meio da  metodológia de  Pierre  Bourdieu  foi de  compreender  esses percursos, salientado  as  relações  entre  suas  motivações  e  as  dificuldades  e  conquistas  alcançadas. Buscou-se  mapear  quais  foram  os  habitus  adquiridos  por  essas  escritoras  ao  longo  das posições  ocupadas  para  relacionar  com  as  escolhas  que  fizeram  para  adquirir  reconhecimento e  consagração  que  colaborassem  com  a  inserção  delas  no  campo  literário.  O  esforço  para conceituar  fãs  e  as  produções  derivadas  dos  fandoms  foi  fundamentado  teoricamente  com  as contribuições  de  Jenkins  (1992;  2009),  Hills  (2005),  Sandvoss  (2005)  e  Lessa  (2017),  e  para compreensão  acerca  do  fenômeno  fanfiction  Vargas  (2005),  Jamison  (2017)  e  pesquisas  do grupo  A-Tevê  (Laboratório  de  Análise  de  Teleficção)  da  Universidade  Federal  da  Bahia (UFBA),  em  especial  nas  publicações  de  Souza  e  coautores  (2015;  2017).  Para  melhor compreensão  dos  modos  de  produção,  consumo  e  distribuição  das  fanfics,  fez-se  necessário um  mapeamento  das  principais  plataformas  e  repositórios  utilizados  no  Brasil  e  no  mundo, observando-se  um  foco  maior  no  Wattpad  e  nas  amplas  possibilidades  para  autopublicação  de escritoras  amadoras.  Em  seguida,  foi  desenvolvido  um  estudo  acerca  do  mercado  literário brasileiro,  a  cadeia  produtiva  do  livro  e  os  modos  de  se  publicar  profissionalmente  no  Brasil, buscando  compreender  como  a  visão  do  mercado  e  das  editoras  a  respeito  das  criadoras  de fanfics  podem  interferir  na  trajetória  daquelas  que  querem  se  profissionalizar.  A  análise  das trajetórias  sociais  foi  construída  com  base  em  um  compilado  de  informações  obtidas  das autoras  em  entrevistas  para  veículos  de  imprensa,  vídeos  de  seus  canais  no  Youtube  e  demais conteúdos  em  redes  sociais.  Os  esforços  dessa  pesquisa  mostram  como  o  fenômeno  de  utilizar a  Internet  como  mecanismo  de  praticar  a  escrita  e  criar  uma  comunidade  engajada  de  leitores se  configurou  como  um  caminho  para  a  publicação  de  romances  seriados  e  outros  produtos  no mercado  literário.  Espera-se  que  esta  dissertação  possa  contribuir  com  as  pesquisas  voltadas para  fãs  e  cultura  participativa  no  Brasil  e  do  crescente  movimento  literário  na  Internet composto,  especialmente,  pelo  segmento  de  autoras  que  publicam  com  intuito  de  ingressarem no mercado  editorial. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CARINA LUISA OCHI FLEXOR ANDRADE - UnB
Presidente - 366097 - MARIA CARMEN JACOB DE SOUZA
Externo à Instituição - RODRIGO LESSA CEZAR SANTOS - UniRuy
Notícia cadastrada em: 08/12/2021 21:04
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