"Tatuando os tatuadores: como o uso do Instagram altera o trabalho dos tatuadores profissionais"
Instagram, plataformas digitais, trabalho, neomaterialismo, tatuadores
Essa pesquisa é um estudo social de viés neomateralista que investiga se o uso de plataformas digitais produz alterações nas relações e práticas de trabalho, focando no uso de plataformas de redes sociais digitais por profissionais de tatuagem autônomos. A plataforma escolhida foi o Instagram. A pesquisa parte da metodologia neomaterialista em estudos sociais de comunicação. Ela descreve as ferramentas, os recursos, a materialidade e a performatividade algorítmica do Instagram e analisa como o uso da plataforma pelos trabalhadores no ramo da tatuagem afeta a prática profissional. Para isso, foi realizada uma autoetnografia e uma “survey” com 590 respondentes. Como conclusão pode-se afirmar que o uso da plataforma gera dependência, produz modificações no perfil social dos trabalhadores, no espaço de trabalho, nas atividades e procedimentos, no tempo de trabalho não remunerado e pode transformar tatuadores em influenciadores e produtos. Essa pesquisa pode servir de base para outros estudos sociais sobre os impactos do uso de plataformas digitais por trabalhadores autônomos em redes sociais digitais.