Evangélicos e telenovelas: tensões, resistências e negociações de sentido nos sites “Gospel Mais” e “Gospel Prime”
religião; telenovela; evangélicos; produção de sentidos; midiatização religiosa.
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a complexa relação entre os grupos evangélicos e as telenovelas veiculadas nas emissoras de TV brasileiras. Assim, propomos um estudo que contemple a produção de sentidos desse público sobre as produções Babilônia (Rede Globo) e Os Dez Mandamentos (Record TV) a partir da análise dos discursos produzidos por sites de notícias gospel. Para isso, selecionamos dois portais com notória importância na produção de informação noticiosa para esse grupo religioso, são eles: Gospel Mais e Gospel Prime. O desenvolvimento dessa pesquisa buscou compreender as tensões, resistências e negociações de sentido na construção sociodiscursiva desse grupo social sobre um dos produtos televisivos mais consumidos no país. Para isso, construímos um referencial teórico que contemplou conceitos de duas grandes áreas: a dos Discursos Sociais e a da Religião. A metodologia utilizada contemplou duas etapas a partir da Análise de Conteúdo e da Análise do Discurso.