Banca de DEFESA: DANIEL OLIVEIRA DE FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIEL OLIVEIRA DE FARIAS
DATA : 13/01/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Remota
TÍTULO:

Engajamentos afetivos na música em Salvador: territorialidades que articulam gêneros musicais e identidades


PALAVRAS-CHAVES:

afetos, música, territórios, Salvador, gêneros musicais, identidades


PÁGINAS: 149
RESUMO:

Esta dissertação trata dos engajamentos afetivos em torno das relações entre a música e os territórios em Salvador, capital do Estado da Bahia, a partir das trajetórias de artistas e bandas como BaianaSystem, Larissa Luz, Attooxxaa, Luedji Luna, Majur, Baco Exu do Blues, entre outros, que emergiram e conquistaram visibilidade local e nacional entre 2015 e 2019, com trajetórias de disputas sobre questões sociais atreladas à cidade. Com base em uma constelação de conceitos, como entendida por Deleuze e Guattari (2016) e desenvolvida por Rogério Haesbaert (2014), trabalho com as noções de afeto, cultura, identidade, representação, território e territorialidade, para realizar o movimento de contextualização radical (GROSSBERG, 2010), mapeando, articulando e rearticulando relações de poder e sentido que permeiam o contexto musical e a própria cidade. Busco compreender os afetos, enquanto modos de engajamentos construídos em práticas discursivas e culturais, na acepção de Lawrence Grossberg – autor dos estudos culturais – sobre os vínculos entre a música e os territórios em suas expressões em três eixos afetivos, identificados durante a pesquisa: os gêneros musicais e as identidades étnicoraciais e de gênero. Para isso, analiso os vetores, as formas de engajamento e as territorialidades em formações discursivas, as suas continuidades e/ou descontinuidades a partir de matérias na imprensa, textos críticos, discussões de seguidores em redes sociais; nas reiterações e/ou rupturas em performances em videoclipes e shows; e em apropriações audiovisuais, imagéticas e discursivas da cidade por meio de convenções – que constituem a trama das disputas abordadas no trabalho. Percebo, dessa forma, que a articulação de problemáticas sobre gêneros musicais e identidades étnico-raciais e de gênero, eixos afetivos mobilizados por meio das relações entre a música e os territórios, passa por aproximações e questionamentos de valores, convenções e premissas associadas aos gêneros musicais, ideias de diversidade e concepções de periferia, disputas de visibilidade e representatividade, reiterações de essencialismos e reificações sobre os territórios, assim como aberturas e multiplicidades dessas conexões.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 287773 - ITANIA MARIA MOTA GOMES
Externo(a) à Instituição - JEDER SILVEIRA JANOTTI JUNIOR - UFBA
Interno(a) - 2142522 - JULIANA FREIRE GUTMANN
Notícia cadastrada em: 12/01/2021 16:49
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